Questões de Medicina - Neurologia para Concurso

Foram encontradas 3.602 questões

Q2464941 Medicina
O estado de mal epiléptico (EME) é definido como “uma condição resultante tanto da falha de mecanismos responsáveis por encerrar convulsões quanto da introdução de mecanismos que levam a convulsões com prolongamento anormal (após o ponto temporal t1) e uma condição que pode ter consequências de longo prazo (após o ponto temporal t2), inclusive morte neuronal, lesão neuronal e alteração de redes neurais, depende do tipo e da duração das convulsões. Sobre este assunto analise as alternativas e assinale a incorreta:
Alternativas
Q2464626 Medicina
Sobre a encefalopatia de Wernicke resulta da ingestão ou absorção inadequada de tiamina associada à ingestão continuada de carboidratos. Leia as alternativas a seguir e assinale a correta:
I - O alcoolismo grave é condição subjacente comum. A ingestão excessiva de álcool interfere na absorção de tiamina do trato gastrintestinal e no armazenamento hepático de tiamina; a nutrição ruim associada ao alcoolismo muitas vezes impede o consumo adequado de tiamina. II - A encefalopatia de Wernicke também pode resultar de outras doenças que causam desnutrição prolongada ou deficiência de vitamina (exemplo: diálise regular, hiperemese, inanição, plicatura gástrica, câncer, aids). III - Administrar uma carga de carboidratos para pacientes com deficiência de tiamina (isto é, exemplo: realimentação após inanição ou administração de soro glicosado IV para pacientes de alto risco) pode desencadear a encefalopatia de Wernicke. IV - Nem todas as pessoas que abusam do álcool e são deficientes em tiamina desenvolvem a encefalopatia de Wernicke, sugerindo que outros fatores podem estar envolvidos. Alterações genéticas que resultem em forma defeituosa de transcetolase, uma enzima que processa a tiamina, podem estar envolvidas. V - Caracteristicamente, as lesões do sistema nervoso central estão distribuídas, de forma simétrica, em volta do 3º ventrículo, aqueduto e 4º ventrículo. Mudanças em corpos mamilares, tálamo dorsomedial, locus ceruleus, matéria cinzenta periaquedutal, núcleos oculares motores e núcleos vestibulares são comuns.
Alternativas
Q2464589 Medicina
Paciente do sexo masculino, 63 anos, procurou atendimento médico devido a fraqueza muscular progressiva, especialmente nos membros inferiores, associada a fadiga constante. Ele relatou dificuldades para subir escadas e levantar-se de cadeiras nos últimos 6 meses. Além disso, apresentava constipação persistente e perda de peso não intencional de aproximadamente 5 kg no mesmo período. Ao exame físico, apresentava fraqueza muscular simétrica, mais proeminente nos quadris e joelhos. A força muscular estava avaliada como 3/5 para esses grupos musculares. Reflexos tendinosos profundos estavam diminuídos ou ausentes. Não havia alterações evidentes na sensibilidade ou nos nervos cranianos. Os exames laboratoriais revelaram níveis normais de eletrólitos séricos, função hepática, função renal, TSH e hemograma completo. Os anticorpos antirreceptor de acetilcolina (anti-AChR) foram negativos. A eletromiografia revelou uma diminuição na amplitude dos potenciais de ação muscular, principalmente durante a estimulação repetitiva. Qual o provável diagnóstico do paciente?
Alternativas
Q2459766 Medicina
Uma paciente de 53 anos de idade é levada por familiares ao consultório médico com queixas de estar apresentando episódios de perda da consciência, acompanhados de movimentos orais mastigatórios e manuais de coçar o nariz / tirar a roupa. Os episódios duram poucos segundos e são seguidos por períodos de poucos minutos de sonolência.

Nesse caso, assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, a melhor denominação para as crises epilépticas descritas e o fármaco eficaz indicado para tratamento contínuo:
Alternativas
Q2457150 Medicina
Paciente do sexo masculino, 64 anos, com diagnósticos de hipertensão arterial, diabetes, hipotireoidismo, tabagista e sedentário, é levado para atendimento na emergência com quadro de afasia, paralisia facial à direita e hemiparesia à direita.

Assinale a opção com o território cerebrovascular acometido nesse quadro.
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: E
4: B
5: B