Questões de Medicina - Legislação Profissional do Médico para Concurso

Foram encontradas 879 questões

Q2460112 Medicina
Com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina, de 2014, sobre a formação médica, analise as afirmativas a seguir.

I. A formação médica deverá usar metodologias que privilegiem a participação ativa do estudante na construção do conhecimento e a integração dos conteúdos de ensino, pesquisa, extensão e assistência.
II. A formação médica deverá promover a integração e interdisciplinaridade, aprendendo e atuando em equipes multiprofissionais.
III. A formação médica deverá contemplar as ciências sociais e discussões em temas fundamentais para a formação ética do estudante, como a segurança do paciente e a diversidade na garantia de direitos sociais, debatendo questões de gênero, etnia, entre outras condições.
IV. A formação médica deverá prever a inserção do estudante na rede de serviços de saúde desde as séries iniciais da formação e ao longo de todo o curso, proporcionando ao estudante a oportunidade de lidar com problemas reais, assumindo responsabilidades crescentes.

Estão corretas as afirmativas
Alternativas
Q2460111 Medicina
A respeito dos tipos de trabalho em equipe, analise as descrições a seguir.

I. Trabalho estratégico: quando se consegue identificar os objetivos para um trabalho, os recursos disponíveis ou que serão gerados, os parceiros e obstáculos que podem influenciar o alcance final dos resultados propostos.
II. Trabalho comunicativo: quando se consegue criar espaços para discussões entre todos os componentes da equipe, seus apoios e a comunidade, permitindo que todos externem seus objetivos individuais, e, a partir de acordo, consegue-se criar um projeto assistencial comum.
III. Trabalho normativo: cada membro tem suas atribuições bem definidas, seguindo as normas estabelecidas pela instituição, sem autonomia para flexibilidade.

Estão corretas as descrições
Alternativas
Q2457153 Medicina
Paciente é atendido em serviço de pronto atendimento com diagnóstico de Covid, o médico da emergência deverá
Alternativas
Q2453486 Medicina
Sobre o direito do médico, assinale (V) para VERDADEIRO e (F) para FALSO:


( )Apontar falhas em normas, contratos e práticas internas das instituições em que trabalhe quando as julgar indignas do exercício da profissão ou prejudiciais a si mesmo, ao paciente ou a terceiros, devendo comunicá-las imediatamente a Secretaria Estadual de Saúde pertinente jurisdição


( ) Recusar-se a exercer sua profissão em instituição pública ou privada onde as condições de trabalho não sejam dignas ou possam prejudicar a própria saúde ou a do paciente, bem como a dos demais profissionais. Nesse caso, comunicará com justificativa e maior brevidade sua decisão ao diretor técnico, ao Conselho Regional de Medicina de sua jurisdição e à Comissão de Ética da instituição, quando houver.


( )Internar e assistir seus pacientes em hospitais privados e públicos com caráter filantrópico ou não, ainda que não faça parte do seu corpo clínico, respeitadas as normas técnicas aprovadas pelo Conselho Regional de Medicina da pertinente jurisdição.


( )Recusar-se a realizar atos médicos que, embora permitidos por lei, sejam contrários aos ditames de sua consciência.



A sequência CORRETA é:
Alternativas
Q2452238 Medicina
Em relação à sindicância de que trata o Código de Processo Ético-Profissional (CPEP) no âmbito do Conselho Federal de Medicina (CFM) e dos Conselhos Regionais de Medicina (CRMs), aprovado pela Resolução CFM nº 2.306/2022, analise as afirmações que seguem:

1. A sindicância será instaurada de ofício pelo CRM ou mediante denúncia escrita ou verbal, na qual conste o relato circunstanciado dos fatos e, quando possível, a qualificação do médico denunciado, com a indicação das provas documentais, além de identificação do denunciante, devendo acompanhar cópias de identidade, CPF, comprovante de endereço, e incluindo todos os meios eletrônicos disponíveis para contato.

2. Poderá ser aceita denúncia anônima para efeito de instauração da sindicância, porém deverá constar o relato circunstanciado dos fatos e a qualificação do médico.

3. Determinada a instauração de sindicância, a Presidência ou a Corregedoria do CRM nomeará conselheiro para apresentar relatório conclusivo que deverá conter: a identificação das partes, quando possível; a síntese dos fatos e circunstâncias em que ocorreram; a indicação da correlação entre os fatos apurados e a eventual infração ao Código de Ética Médica e a conclusão indicando a existência ou inexistência de indícios de infração ao Código de Ética Médica.

4. A sindicância tramitará no CRM do local da ocorrência do fato por até 90 dias, podendo, por motivo justificado, devidamente autorizado pela Corregedoria, esse prazo ser prorrogado uma única vez e pelo mesmo período, não incluindo nesse prazo a tramitação da sindicância no CFM.

O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é: 
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: B
4: B
5: D