Questões de Medicina - Epidemiologia para Concurso

Foram encontradas 1.379 questões

Q2464897 Medicina
Algumas espécies de animais peçonhentos são consideradas de interesse em saúde pública no Brasil, devido à alta capacidade de proliferação em meios urbanos e a magnitude dos acidentes que provocam, seja em razão do número de acidentes que provocam em humanos, ao potencial de evolução clínica do envenenamento com gravidade ou de gerar sequelas temporárias e até mesmo permanentes. Sobre este assunto analise as alternativas e assinale a correta:
I - Acidente botrópico: causado por serpentes dos gêneros Bothrops e Bothrocophias. II - Acidente crotálico: causado pelas cascavéis (Família Viperidae, espécie Crotalus durissus). III - Acidente laquético: causado por serpente da família Viperidae, no caso a espécie Lachesis muta.   IV - Acidente elapídico: causado pelas coraisverdadeiras (família Elapidae, gêneros Micrurus e Leptomicrurus).
Alternativas
Q2462406 Medicina
Durante a realização de procedimento em determinado paciente, o profissional de saúde se acidenta com perfurocortante se expondo a material biológico. Segundo a Lista Nacional de Notificação Compulsória de Doenças, Agravos e Eventos de Saúde Pública, a notificação desse evento deve ser realizada com a periodicidade máxima de:
Alternativas
Q2462405 Medicina
O Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) é alimentado, principalmente, pela notificação e investigação de casos de doenças e agravos que constam da Lista Nacional de Doenças de Notificação Compulsória, sendo facultado a Estados e Municípios:
Alternativas
Q2460476 Medicina

Analise as doenças a seguir.


I. Esquistossomose.


II. Botulismo.


III. Coqueluche.


IV. Síndrome congênita associada à infecção pelo vírus Zika.


V. Hantavirose.


Quais as doenças de notificação compulsória imediata?

Alternativas
Q2455891 Medicina
Homem, 23 anos, previamente hígido, jardineiro, chega à unidade de saúde referindo cefaleia, dor retro-orbitária, mialgia, calafrios, prostração e inapetência, com sintomas iniciados há  2 dias. Nega odinofagia, coriza e tosse. Ao exame clínico, paciente com temperatura axilar de 39,1°C, com dor abdominal contínua de forte intensidade à palpação. Encontra-se estável hemodinamicamente, sem sangramento espontâneo e sem sinais de gravidade. Além de notificar suspeita no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e comunicar a vigilância epidemiológica municipal, por ser um caso suspeito de dengue, qual é a conduta adequada para o paciente em questão? 
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: D
4: C
5: D