Questões de Medicina - Doenças Infecto-Parasitárias para Concurso

Foram encontradas 4.483 questões

Q2464916 Medicina
A Clamydia trachomatis é uma das infecções sexualmente transmissíveis mais frequentes na população feminina. Sobre esta infecção é INCORRETO afirmar: 
Alternativas
Q2464913 Medicina
Doença Inflamatória Pélvica (DIP) é uma das causas mais comuns para a infertilidade e dor pélvica crônica. Quais os patógenos mais prováveis dentre as alternativas abaixo?
Alternativas
Q2464894 Medicina
A infecção sexualmente transmissível refere-se à infecção por um patógeno que é transmitido por sangue, sêmen, líquidos vaginais ou outros líquidos corporais durante sexo oral, anal ou genital com um parceiro infectado. Sobre este assunto analise as alternativas e assinale a incorreta:
Alternativas
Q2464622 Medicina
Na sífilis que é uma doença sexualmente transmissível pode ocorrer complicações, dentre elas a neurosífilis. Sobre este assunto analise as alternativas e assinale a correta:
I - Neurossífilis assintomática causa meningite leve em cerca de 15% das pessoas com diagnóstico original de sífilis latente, em 25 a 40% daquelas com sífilis secundária, em 12% daquelas com sífilis cardiovascular e em 5% das com sífilis terciária benigna. Sem tratamento, evolui para neurossífilis sintomática em 5% dos casos. É improvável que uma pessoa cujo líquido cefalorraquidiano é normal > 2 anos após a infecção inicial desenvolva neurossífilis. II - Neurossífilis meningovascular resulta de inflamação das artérias de tamanho médio ou pequeno do cérebro ou da medula espinal; os sintomas ocorrem tipicamente em 5 a 10 anos após a infecção e variam de nenhum a acidente vascular encefálico. Os sintomas podem começar com cefaleia, rigidez de nuca, tontura, comportamento estranho, pouca concentração, perda de memória, cansaço, insônia e visão borrada. O envolvimento da medula espinal pode produzir fraqueza e desgaste da cintura escapular e dos músculos do membro superior, paraplegia espástica lentamente progressiva com incontinência urinária e/ou fecal e, em casos raros, paralisia súbita das pernas decorrente de trombose das artérias espinais. III - Neurossífilis parenquimatosa (paresia geral ou demência paralítica) resulta de meningoencefalite crônica que provoca destruição do parênquima cortical. Em geral, desenvolve-se em 15 a 20 anos depois da infecção inicial, na maioria das vezes não afetando pacientes antes dos 40 ou 50 anos de idade. Produz deterioração progressiva de comportamento e pode mimetizar uma doença mental ou demência. Irritabilidade, dificuldade de concentração, deterioração de memória, julgamento alterado, cefaleia, insônia, fadiga e letargia são comuns; convulsões, afasia e hemiparesia transitória são possíveis. A higiene e a aparência do paciente se deterioram. Instabilidade emocional, perda ponderal, depressão e delírios de grandeza com falta de discernimento podem ocorrer. Os sinais incluem tremores de boca, língua, mãos estendidas e corpo inteiro; anormalidades de pupila; disartria; hiper-reflexia; e, em alguns casos, respostas do músculo extensor plantar. A caligrafia é geralmente trêmula e ilegível.
Alternativas
Q2464620 Medicina
A sífilis é provocada por T. pallidum, um espiroqueta que não pode sobreviver muito tempo fora do corpo humano. Na sífilis sexualmente adquirida, T. pallidum entra pelas mucosas ou pela pele, alcança os linfonodos regionais dentro de horas e rapidamente se dissemina ao longo do corpo, sobre este assunto analise as alternativas e assinale a correta:
I - A maioria dos casos de sífilis primária e secundária ocorreu em homens (81%) e, entre os homens, 53% dos casos ocorreram naqueles que fazem sexo com homens. A incidência da sífilis tem aumentado rapidamente nos Estados Unidos; de 2015 a 2020, a taxa de sífilis primária e secundária entre mulheres aumentou 147% (de 1,9 para 4,7 por 100.000); a taxa entre homens aumentou 34% (de 15,5 para 20,8 por 100.000). II - A sífilis pode ser diagnosticada em qualquer fase e pode afetar um ou múltiplos órgãos, imitando muitas outras doenças. Pode ser acelerada por infecção concomitante pelo HIV; nesses casos, envolvimento ocular, meningites e outras complicações neurológicas são mais comuns e mais graves. III - Sífilis gomatosa terciária benigna geralmente se desenvolve em 3 a 10 anos depois da infecção e pode envolver a pele, ossos e órgão internos. Gomas são massas inflamatórias, macias, destrutivas que geralmente são localizadas, mas podem infiltrar órgãos ou tecidos de maneira difusa; crescem e se curam lentamente e deixam cicatrizes
Alternativas
Respostas
1: E
2: B
3: E
4: E
5: D