Questões de Português - Travessão para Concurso

Foram encontradas 931 questões

Q2462385 Português
O poder do pensamento positivo

    Livrar-se de pensamentos intrusivos, sentimentos pessimistas e crenças negativas é um desafio e tanto para muitos. Procurar maneiras de driblar esses obstáculos – e realmente lutar contra eles – pode significar se desviar do que já foi estabelecido como rotina e ser, portanto, desconfortável. No entanto, estes pensamentos de medo e de sentir-se com as mãos atadas poderão atrair ciclicamente as mesmas circunstâncias.
    A vida é como um algoritmo de redes sociais: quanto mais você demonstra gostar de um sentimento, mais dele você enxergará nas situações que se apresentarem a você. E, aqui, defino que “gostar” não significa necessariamente uma decisão consciente de predileção genuína, mas sim a percepção que o próprio inconsciente tem das suas manifestações, baseada em frequência. Ou seja, quanto mais associações negativas você fizer, mais acostumado você estará com eles, e mais seu cérebro entenderá que deve mantê-los.
    Independentemente de gostar, tudo o que acontece é resultado de escolhas feitas no passado. Muitas pessoas fazem escolhas inconscientes e, por isso, acham que não estão agindo ou, de fato, escolhendo algo. O próprio fato de se abster de certas decisões é, em si, uma decisão.
     O ato de observar com mais atenção as próprias atitudes e reações é o primeiro passo para contornar esse ciclo vicioso, pois transfere todo o processo do campo do inconsciente para o campo do consciente. Com o entendimento de que o futuro é resultado das escolhas feitas no presente, cria-se a condição para que as mudanças necessárias sejam feitas sem demora. Como disse Einstein, “insanidade é fazer sempre as mesmas coisas e esperar resultados diferentes”.
     Tudo depende de que escolhas se deseja fazer. As pessoas podem não saber bem o que desejam, mas podem, por oposição, saber o que não querem. “Eu não quero ficar doente”; “Eu não quero essa dor de cabeça.” “Eu não quero arranjar despesas.” Mais produtivo que focar nas negativas é estabelecer uma lista de prioridades e do que se pretende fazer para alcançá-las. Assim, toma-se consciência sobre as próprias escolhas e seus objetivos. É preciso ter maestria na arte de transformar o que não quer naquilo que quer.

(Nuno Paiva, Hoje em dia. Em: 29/02/2024.)
O uso do duplo travessão no primeiro parágrafo do texto poderia ser, de acordo com a norma culta:
Alternativas
Q2459680 Português
Dengue: confira dicas para prevenir a doença








(Disponível em: www.pucrs.br/blog/prevencao-da-dengue/– texto adaptado especialmente para esta prova).
No trecho “Aplique inseticidas: inseticidas são grandes aliados na prevenção da dengue , pois ajudam a eliminar focos do mosquito em locais abertos e fechados.”, os três sinais de pontuação destacados são, respectivamente:
Alternativas
Q2451777 Português

Leia atentamente o texto a seguir e responda à questão.


Licença-maternidade para cuidar de adolescentes


  



(Vera Iaconelli. https://www1.folha.uol.com.br/colunas/vera iaconelli/2024/03/licenca-maternidade-para-cuidar-de adolescentes.shtml. 25.mar.2024) 

Os corpos não se interferem – não ferem uns aos outros – tampouco se afetam mutuamente. (L.35-37) 


Em relação ao período acima, analise as afirmativas a seguir:


I. O segmento entre travessões apresenta um resgate do sentido base do verbo anterior, revalorizando seu radical.


II. As duas ocorrências do “se” no período se classificam como pronomes reflexivos recíprocos.


III. O verbo “interferir” é palavra composta, e não derivada.


Assinale

Alternativas
Q2449787 Português
Lei que determina detectores de metais em rodoviárias no Rio está há 27 anos “parada” no papel 





                                                             rio-esta-ha-27-anos-parada-no-papel/– texto adaptado especialmente para esta prova).
Os símbolos das linhas 05 e 13 podem ser substituídos, respectivamente, por quais sinais de pontuação?
Alternativas
Q2446268 Português
A bola



     O pai deu uma bola de presente ao filho. Lembrando o prazer que sentira ao ganhar a sua primeira bola do pai. Uma número 5 sem tento oficial de couro. Agora não era mais de couro, era de plástico. Mas era uma bola.

     O garoto agradeceu, desembrulhou a bola e disse “Legal!”. Ou o que os garotos dizem hoje em dia quando não gostam do presente ou não querem magoar o velho.

Depois começou a girar a bola, à procura de alguma coisa.

– Como é que liga? – perguntou.

– Como, como é que liga? Não se liga.

O garoto procurou dentro do papel de embrulho.

– Não tem manual de instrução?

O pai começou a desanimar e a pensar que os tempos são outros. Que os tempos são decididamente outros.

– Não precisa manual de instrução.

– O que é que ela faz?

– Ela não faz nada. Você é que faz coisas com ela.

– O quê?

– Controla, chuta...

– Ah, então é uma bola.

– Claro que é uma bola.

– Uma bola, bola. Uma bola mesmo.

– Você pensou que fosse o quê?

– Nada, não.

      O garoto agradeceu, disse “Legal” de novo, e dali a pouco o pai o encontrou na frente da tevê, com a bola nova do lado, manejando os controles de um videogame. Algo chamado Monster Ball, em que times de monstrinhos disputavam a posse de uma bola em forma de blip eletrônico na tela ao mesmo tempo que tentavam se destruir mutuamente. O garoto era bom no jogo. Tinha coordenação e raciocínio rápido. Estava ganhando da máquina. O pai pegou a bola nova e ensaiou algumas embaixadas. Conseguiu equilibrar a bola no peito do pé, como antigamente, e chamou o garoto.

       – Filho, olha.

      O garoto disse “Legal” mas não desviou os olhos da tela. O pai segurou a bola com as mãos e a cheirou, tentando recapturar mentalmente o cheiro de couro. A bola cheirava a nada. Talvez um manual de instrução fosse uma boa ideia, pensou. Mas em inglês, para a garotada se interessar.


(Festa de Criança, Luís Fernando Veríssimo. São Paulo: Ática, 2002.)
Em relação ao travessão, sinal de pontuação grafado na horizontal presente ao decorrer do texto, é possível afirmar que pode ser empregado para, EXCETO:
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: A
4: B
5: C