Questões de Português - Regência para Concurso

Foram encontradas 6.127 questões

Q2460830 Português
Sabendo que Regência é a relação de dependência entre duas palavras em uma construção linguística e que a palavra regida complementa a outra, a palavra regente, assinale a única opção em que a regência, nominal ou verbal, NÃO obedece à norma-padrão.
Alternativas
Q2458545 Português
Um pensador inglês disse:
Da natureza do nosso pensamento depende a fortaleza de nosso corpo, o vigor da nossa inteligência e o êxito de nossos negócios.
Sobre a estruturação desse pensamento, assinale a única observação equivocada.
Alternativas
Q2457580 Português

Considerando-se as regras de regência, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE. 



Cheguei ____ aeroporto às 19 horas e fui me juntar ______ restante do grupo de passageiros. Havia uma fila imensa e fiquei irritado. Tenho baixa tolerância ______ filas. 

Alternativas
Q2453986 Português
Em seu livro Norma Culta, Marcos Bagno traz alguns exemplos do português brasileiro retirados dos veículos de comunicação.

1. “Carmen foi uma inocente brasileira altamente criativa triturada pela indústria do show business americano, que levou ela linda, nova e devolveu num caixão, inchada de injeção, de pílulas para ficar esperta”
(Folha de S. Paulo, 14/02/1998, p. 4-4)

2. “Falta ao governo FH decisões corajosas e firmes, principalmente contra os partidos que o apoiam”
(O Estado de S. Paulo, 17/09/1995, A-2, c.2)

3. “Não é verdade que a relação entre eu e Woody era tão clara que não necessitasse explicações no set de filmagens.”
(Folha de S. Paulo, 11/05/1994)

Assinale a alternativa correta em relação às construções acima.
Alternativas
Q2452744 Português
Sobre a Guerra do Contestado


A Guerra do Contestado colocou em evidência, pela primeira vez no Brasil, temas fundamentais do mundo contemporâneo: a ecologia, a liberdade religiosa, a posse da terra e a contestação de relações sociais arcaicas em pleno século XX. Teve grande influência nos rumos tomados pela sociedade catarinense no presente e deixou cicatrizes que até hoje reclamam nossa consideração.


Entre os anos de 1912 e 1916, a região do Contestado, cujo território era alvo de disputas entre os estados de Santa Catarina e Paraná, foi palco de um dos mais sangrentos episódios da história do Brasil. Juntou-se à questão das fronteiras a eclosão de um surto messiânico influenciado pelo grande número de pessoas sem terras e sem emprego na região. Eram ex-camponeses, expulsos de suas terras para a implantação de uma madeireira, e ex-operários da estrada de ferro Brazil Railway, que trabalharam na construção e se viram sem trabalho com o fim do empreendimento.


Nesse cenário, surgiram profetas e monges pregando ideais de justiça, paz e comunhão, indo de encontro ao autoritarismo e à ordem republicana vigentes. Preocupados com o crescimento do movimento popular, os governos estadual e federal começaram a agir contra a comunidade, com o envio de tropas militares para a região. Os sertanejos resistiram à ação da artilharia pesada do exército até 1916.


Desde então, a Guerra foi narrada de diversas formas pelos diferentes personagens que dela tomaram parte e por aqueles que refletiram sobre ela posteriormente. Analisar essas narrativas é uma forma de recontar essa história com a perspectiva do presente. Recordar as marcas, reavivar as memórias, mostrar os lugares que lembram esse passado devem contribuir para analisarmos com outros olhos o nosso tempo atual e ver que muitos dos temas trazidos pelos rebeldes do Contestado continuam tão vivos como há 100 anos.


Disponível em: https://www.cultura.sc.gov.br/noticias/patrimonio/
16683-16683-fcc-leva-exposicao-sobre-guerra-do-contestado-acacador. Acesso em: 22 de fev. 2024. Fragmento adaptado.
Assinale a frase correta quanto à regência verbal.
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: A
4: A
5: C