Questões de Enfermagem - Assistência de Enfermagem ao Parto/Aborto para Concurso

Foram encontradas 112 questões

Q2318855 Enfermagem
O parto é considerado um evento complexo, capaz de ser positivamente marcante no âmbito emocional da gestante ou até mesmo doloroso e traumático. O processo parturitivo pode ser caracterizado por alterações hormonais e mecânicas, que inicialmente promove contrações uterinas e dilatação do colo, resultando em dores progressivas, e findando-se na expulsão fetal. Reconhecendo que a dor pode acarretar prejuízos para mãe e bebê, é sabido atualmente que há a necessidade de aliviá-la, com base neste assunto assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q2309749 Enfermagem
Com base nas disposições do Ministério da Saúde acerca da assistência ao parto normal, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) No primeiro período do trabalho de parto deve-se registrar a frequência das contrações e a frequência cardíaca materna de 1 em 1 hora.
( ) A fase ativa do segundo período do parto é caracterizada por contrações uterinas dolorosas e regulares, substancial apagamento cervical e dilatação cervical mais rápida, acima de 5cm.
( ) Deve-se solicitar a presença do médico obstetra se, imediatamente após o parto, a mulher apresentar pulso > 120bpm verificado em 2 ocasiões com 30 minutos de intervalo.

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q2298188 Enfermagem
A dilatação e apagamento do colo do útero em uma gestante, são importantes parâmetros avaliados durante o exame de toque vaginal e são utilizados para avaliar as alterações cervicais. Sobre a dilatação e o apagamento do colo, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q2284451 Enfermagem
Analise as afirmativas a seguir sobre a abordagem não farmacológica e farmacológica da dor no trabalho de parto conforme a Diretriz Nacional de Assistência ao Parto Normal.
I- A analgesia farmacológica, de qualquer tipo, é restrita ao ambiente hospitalar.
II- Técnicas como massagem ou aplicação de compressas mornas são recomendadas para parturientes de risco habitual que desejam alívio da dor durante o trabalho de parto, dependendo da preferência da mulher.
III- Os opioides são menos efetivos do que a analgesia neuraxial no alívio da dor, mas podem ser alternativas pelo custo mais baixo e maior disponibilidade.
IV- A Neuroestimulação Elétrica Transcutânea (TENS) é uma das medidas não farmacológicas de controle da dor no trabalho de parto que mais apresenta evidências científicas de sua efetividade.
Assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q2268636 Enfermagem
Marta, uma mulher grávida de 30 anos com 39 semanas de gestação, chega à unidade de trabalho de parto com contrações regulares e dor lombar. Após o exame, o enfermeiro obstétrico determina que o colo do útero de Marta está totalmente apagado e dilatado em 6 centímetros. A cabeça fetal está encaixada na pelve e a parte apresentada está no nível das espinhas isquiáticas. À medida que o trabalho de parto progride, a cabeça fetal desce ainda mais na pelve. Com base nas informações fornecidas, marque a afirmação que descreve com precisão o mecanismo do parto neste caso.
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: D
4: E
5: C