Questões de Economia - Economia Comportamental para Concurso

Foram encontradas 36 questões

Q2459136 Economia
Em relação ao modelo de economia, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A demanda por divisas é constituída pelos importadores que necessitam de produtos locais de outras nações, das aduanas que proporcionam entrada dos produtos a taxas subsidiadas, e pelos devedores em moeda estrangeira que precisam de financiamentos de empresas de fomentos internacionais.

( ) O balanço de pagamentos é o registro contábil de todas as transações de uma empresa com outra empresa importadora e exportadora. Todos os lançamentos de uma importação estarão contabilizados no passivo não circulante, na conta fornecedores internacionais e no lado do ativo não circulante como estoques internacionais. Além desses lançamentos, os valores serão lançados a título de provisão na conta reserva, no patrimônio líquido.

( ) Câmbio fixo é o regime cambial em que o valor da taxa de câmbio é determinado pelo Banco Central, que se compromete a comprar e vender divisas à taxa estipulada, além de intervir no mercado para manter em equilíbrio o mercado de divisas (reservas internacionais). No regime de câmbio flutuante a taxa de câmbio deve ajustar-se de modo a equilibrar o mercado de divisas. Nesta modalidade o Banco Central não intervém na taxa de câmbio.

( ) O saldo da conta corrente depende das exportações líquidas de bens e serviços. O volume de importações de um país depende do nível de atividade econômica, ou seja, da renda nacional e da taxa de câmbio real. Quanto maior o nível de renda nacional, maiores serão as importações. Quanto mais valorizada estiver a taxa de câmbio real, mais barato será o produto importado em relação ao interno, estimulando as importações. As exportações dependem basicamente da renda do resto do mundo e da taxa de câmbio real. Quanto mais desvalorizada for a taxa de câmbio real, maior será a competitividade dos produtos domésticos, ampliando as exportações.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q2384804 Economia
A Economia Comportamental estuda os efeitos de fatores econômicos, psicológicos, sociais e emocionais nas decisões de indivíduos e instituições, além das consequências para os preços de mercado, os retornos, a alocação de recursos e os impactos para o meio ambiente. Uma política ambiental de internalização de custos marginais externos, pela análise custo-efetividade de combate à poluição, pode ser implantada pelo uso de taxas através do emprego do princípio poluidor pagador. O gráfico a seguir trata da taxa para controle da poluição hídrica por DBO5,20 em uma bacia hidrográfica e apresenta, como eixo das ordenadas, a taxa de poluição (Ti) em reais por tonelada por ano; e, como eixo das abscissas, o percentual de abatimento de DBO5,20 no momento atual, para atender metas parciais em 3 e 6 anos e para atender a meta final definida pela legislação para o prazo final de 9 anos. Observe-se que o segmento 0d (100%) representa, em termos percentuais, o total de lançamento de DBO, no momento atual, que, para atender a meta final, é necessário abater anualmente o percentual 0c (80%) e que, para atender as metas parciais de 3 e 6 anos, é necessário respectivamente abater anualmente os percentuais 0a (60%) e 0b (70%). A curva de custo marginal relaciona os valores de taxa de poluição  0T1 , 0T2 e 0T3 a esses percentuais de abatimento.

Imagem associada para resolução da questão


Os dados do gráfico, a análise comportamental e a análise custo-efetividade admitem apreender o seguinte:
Alternativas
Q2360359 Economia
Segundo o Teorema de Arrow, se um critério de escolha social satisfaz a propriedade de racionalidade e atende ao critério de Pareto e à independência das alternativas relevantes, quaisquer que sejam as alternativas de escolha e as preferências racionais, então esse critério é
Alternativas
Q2276417 Economia
Com relação às características, à elaboração, às etapas de elaboração e à análise de projetos, julgue o item subsequente.  

Na análise social de projetos, procura-se discutir as dificuldades dos esquemas de custo-benefício como indicadores neoclássicos e da aplicação de preços-sombra como uma aproximação do que seria um bom sistema de avaliação. 
Alternativas
Q2276414 Economia
Com relação às características, à elaboração, às etapas de elaboração e à análise de projetos, julgue o item subsequente.  

Consideram-se custos sociais de um projeto a destruição de reservas não renováveis, a poluição do ar e da água, a poluição sonora e visual, os acidentes, os riscos de incêndio, o desequilíbrio ecológico, o desequilíbrio genético, as doenças, as pragas e, em especial, os gastos do governo, direta e indiretamente, com o projeto. 
Alternativas
Respostas
1: E
2: E
3: A
4: C
5: C