Questões de Jornalismo - Teorias do Jornalismo para Concurso

Foram encontradas 369 questões

Q2476702 Jornalismo
Agenda-setting – em português, teoria da agenda ou do agendamento – é uma proposta teórica cunhada há mais de cinco décadas com base na constatação empírica dos efeitos que a seleção de assuntos feita pelos meios jornalísticos tem na agenda pública e, por extensão, na opinião pública. De sua proposição para cá, a teoria tem sido revisada, expandida e atualizada. Assim, é de extrema importância, principalmente, por mostrar a complexidade de processos comunicacionais que, muitas vezes, têm efeitos imprevistos. Assinale a afirmativa correta sobre os fundamentos do agenda-setting. 
Alternativas
Q2457619 Jornalismo
Leia o fragmento a seguir.

Embora o jornalista seja participante ativo na construção da realidade, não há uma autonomia incondicional em sua prática profissional, mas sim a submissão a um planejamento produtivo. As normas ocupacionais teriam maior importância do que as preferências pessoais na seleção das notícias.

Essa afirmativa do professor Felipe Pena, está de acordo com a teoria
Alternativas
Q2452439 Jornalismo
Benedita, 40 anos, mora em uma pequena cidade no Noroeste do Rio Grande do Sul. Diariamente ela lê jornais, assiste à TV e acompanha o noticiário pela internet. Ao chegar ao hospital onde trabalha, costuma compartilhar com os colegas os assuntos com a mesma proeminência que vê no noticiário. Consciente ou não, o comportamento de Benedita coloca em curso uma das teorias mais importantes do Jornalismo, que nasceu como uma hipótese na década de 1970, nos Estados Unidos. Nessa representação se evidencia qual modelo?
Alternativas
Q2452436 Jornalismo
Sobre teorias de comunicação, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A valência transmissiva, própria da teoria da informação, concentra sua atenção mais na eficácia do processo de comunicação do que na sua dinâmica, ou seja, o interesse cognitivo das diversas relações da comunicação fica subordinado à vasta transmissão da mesma mensagem ao público.
( ) O modelo semiótico-textual estabelece a relação de comunicação em torno de “conjuntos de práticas textuais”, considerando a assimetria entre emissor e receptor.
( ) O gatekeeper surgiu em 1947 e foi superado em 1989, com a chegada da web.
( ) Gatekeeper e newsmaking são estudos sobre os emissores.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q2449159 Jornalismo
Embora o Agenda Setting não determine diretamente as escolhas dos eleitores ou as decisões dos governantes, ele influencia a agenda de discussões sociais, políticas e culturais, direcionando a atenção do público para determinados temas e moldando, assim, a opinião pública sobre eles. Qual é o principal efeito do Agenda Setting na formação da opinião pública? 
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: D
4: D
5: C