Questões de Biologia - Transcrição e Tradução para Concurso

Foram encontradas 22 questões

Q2211035 Biologia
Erwin Chargaff (1905-2002), um bioquímico austríaco-americano, analisou a composição básica do DNA de diversos organismos e descobriu que as quantidades relativas das bases A, C, G e T, variava de uma espécie para outra. Por exemplo, em leveduras, o DNA é formado por aproximadamente 31% de adenina, enquanto, em milho, o percentual de adenina é de 27%.
Considerando a composição da molécula de DNA, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2210769 Biologia
O estudo de peças histológicas por meio de microscopia óptica exige cortes muito finos de tais peças para que as mesmas sejam atravessadas pela luz e percebidas pelo observador. Cortes tão finos assim são incolores e praticamente invisíveis. Para contornar esse problema em potencial, alguns corantes, como hematoxilina e eosina (H&E), são utilizados. A hematoxilina tem caráter básico, enquanto a eosina tem caráter ácido. Com base nisso, espera-se que estruturas ácidas sejam coradas em roxo, em peças histológicas submetidas a protocolo de coloração pelo método H&E. De fato, o núcleo celular, que contém DNA, sempre aparece roxo em células coradas por este método. Às vezes, no entanto, observa-se o citoplasma também corado em roxo ao microscópio óptico, como resultado da coloração por hematoxilina. É CORRETO afirmar que a ocorrência de tal fenômeno deve-se à produção elevada de:
Alternativas
Q2204772 Biologia
Para a produção in vitro de determinada proteína humana usada para fins terapêuticos, um laboratório precisa obter a sequência de DNA que codifica essa proteína. Para tal, o laboratório usa a seguinte estratégia: isola o RNA codificador da proteína a partir de células do órgão “X”, que a produzem; em seguida, realiza uma reação de transcrição reversa para obtenção do DNA complementar (cDNA) referente à proteína de interesse.
Com relação à síntese de proteínas e ao procedimento descrito, analise as afirmativas a seguir.
I. O RNA isolado foi o RNA-t, molécula que nas células “X”, in vivo, é responsável por transportar a sequência de códons, do núcleo para o citoplasma, onde ocorrerá a tradução.
II. O DNA complementar obtido é diferente da molécula de DNA presente no núcleo das células “X”, pois esta possui sequências de bases não codificadoras da proteína, que são removidas durante a transcrição in vivo.
III. A proteína obtida in vitro apresenta o mesmo número e sequência de aminoácidos que a proteína produzida in vivo, o que garante que ela exerça a mesma função da proteína original.
Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Q2185801 Biologia

Sobre o processo de síntese protéica analise as afirmativas abaixo.

I. Um único aminoácido pode ser codificado por mais de um códon.

II. De acordo com a lei do pareamento de bases complementares, no RNA, a adenina pareia com a uracila.

III. Sequência inicial é a primeira parte de um polipeptídeo a ser traduzida.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Ano: 2023 Banca: UFPR Órgão: IF-PR Prova: UFPR - 2023 - IF-PR - Biologia |
Q2182490 Biologia
Reguladores gênicos, quando combinados, geram diversos mecanismos de controle de expressão gênica. Um gene pode ser expresso, ou não, em função da combinação da ação de um ou mais reguladores gênicos. Na figura a seguir, estão representadas duas situações com a taxa relativa de expressão de um gene hipotético Z (RESPOSTA) em função do tempo de duração de uma sinalização (SINAL) que estimula a expressão de um gene hipotético A.
Imagem associada para resolução da questão

Assinale a alternativa que representa o provável circuito de sinalização que está regulando a expressão do gene Z.
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: D
4: D
5: D