Questões de Educação Artística - Linguagem Digital para Concurso

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Q2462225 Educação Artística

A disseminação dos meios tecnológicos no século XXI tem favorecido a chamada desespecificação das práticas artísticas, que resulta em produções que ultrapassam as fronteiras tradicionais entre linguagens e estimula a inovação.

Assinale a opção que exemplifica corretamente essa tendência

Alternativas
Q2446328 Educação Artística
Em relação às linguagens artísticas e os elementos formais de cada linguagem, relacione adequadamente as colunas a seguir.

1. Visual.
2. Musical.
3. Corporal.
4. Teatral.
5. Audiovisual.

( ) Gestos, movimentos, formas, peso, tempo.

( ) Planos e enquadramentos de imagem, cortes, iluminação, trilha sonora, mise-en-scène dos atores.

( ) Espaço cênico, personagem e ação dramática, cenário, figurino, maquiagem, adereços, objetos de cena, iluminação e som.

( ) Ponto, linha, forma, cor, textura, luz, movimentos.

( ) Ruído, silêncio, som, timbre, altura, intensidade, duração, melodia, harmonia, textura.



A sequência correta está em 
Alternativas
Q2338071 Educação Artística
A inteligência artificial tem sido utilizada pela humanidade na elaboração, no estudo, na análise e no reconhecimento de conteúdos. Na arte, por exemplo, roteiros, músicas, partituras, pinturas etc. podem ser realizados rapidamente após alguns dados serem incluídos por um usuário qualquer em sistemas como Stable Diffusion, Midjourney, ChatGPT e outros. Supondo que a imagem a seguir foi gerada por um sistema que elabora a obra a partir da inserção, pelo usuário, de três palavras-chave, indique, abaixo, qual das alternativas contém os três verbetes que foram usados para criação dela.

Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q2315516 Educação Artística
Nos processos de produções artísticas mediadas pelas Tecnologias Digitais de Informação, Comunicação e Expressão (TICE), os trânsitos entre territórios geográficos e simbólicos são práticas que passaram a compor a produção de narrativas visuais contemporâneas, configurando o que Henry Jenkins denomina de cultura da convergência. Os três conceitos que compõem o fenômeno descrito são a inteligência coletiva, a convergência das mídias e as
Alternativas
Q2288671 Educação Artística
A relação entre os jogos e a arte contemporânea está cada vez mais forte e esse contato se dá tanto por intermédio de novas formas de interatividade e apresentação de tecnologias, como pela narrativa e contexto poéticos da obra. Além disso, artistas consagrados também têm utilizado o meio para apresentar novas produções ou até mesmo para repaginar trabalhos antigos em um novo formato. 

Assinale a afirmativa que descreve corretamente as relações entre a Gamearte e o ato de jogar.
Alternativas
Respostas
1: E
2: B
3: A
4: C
5: A