Questões de Concurso Buscando por q880528

Foi encontrada 1 questão

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q880528 Enfermagem

A lesão ou úlcera por pressão é um evento adverso e a sua prevenção é considerada meta de segurança do paciente e responsabilidade da equipe multidisciplinar em todos os níveis de atenção do sistema de saúde. Sobre as medidas para prevenção de lesão ou úlcera por pressão, considere as seguintes orientações propostas pelo Ministério da Saúde.


I Os calcâneos devem ser mantidos afastados da superfície da cama (livres de pressão) mantendo a hiperextensão do joelho e a pressão sobre o tendão de Aquiles.

II Realizar mudança de decúbito ou reposicionamento do paciente a cada duas horas ou de acordo com variáveis relacionadas ao indivíduo (tolerância tecidual, nível de atividade e mobilidade, condição clínica global, objetivo do tratamento, condição individual da pele, dor e pelas superfícies de redistribuição de pressão em uso) para reduzir a pressão local.

III Durante a hidratação da pele, áreas de proeminências ósseas ou áreas hiperemiadas precisam ser massageadas. No entanto, a aplicação de hidratante não deve ser realizada, pois pode aumentar a exposição à umidade excessiva e favorecer o desenvolvimento de úlcera.

IV Durante a admissão ou a readmissão do paciente, examine a pele cuidadosamente para identificar alterações da integridade cutânea e úlceras por pressão existentes. Para uma apropriada inspeção da pele, deve-se ter especial atenção às áreas corporais de maior risco: as regiões corporais submetidas à pressão por dispositivos (cateteres, tubos e dreno) e as regiões anatômicas sacral, calcâneo, ísquio, trocanter, occipital, escapular e maleolar.


Dentre as orientações, estão corretas

Alternativas
Respostas
1: B