Questões de Concurso Buscando por q878863

Foi encontrada 1 questão

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q878863 Engenharia Elétrica

Atente ao que se diz a seguir sobre as características de partida de motores de indução de rotor em gaiola trifásicos.


I. Podem partir com tensão reduzida por meio de um autotransformador trifásico. O autotransformador possibilita uma corrente de partida menor, devido à redução de tensão e à relação de transformação, já que a corrente do primário, no qual circula a corrente de linha, é menor do que a corrente do secundário, no qual circula a corrente de partida do motor. As derivações usuais nos autotransformadores de chaves compensadoras são de 65% a 80%. O compensador é usado somente durante o período de partida.

II. Independentemente de sua potência, podem ser acionados por partida direta à linha, desde que a linha tenha capacidade de manter a tensão nominal, possibilitando ao mesmo desenvolver um conjugado suficiente para acelerar a carga.

III. Podem ter seus enrolamentos do estator configurados em estrela ou em triângulo. Na partida do motor através de chave estrela-triângulo, inicialmente liga-se seus terminais em estrela até que o motor atinja uma velocidade próxima da velocidade nominal; neste instante é desfeita a ligação em estrela e executada a ligação em triângulo. Quando os terminais estão ligados em estrela, a tensão de fase sobre o enrolamento do estator é Imagem associada para resolução da questão da tensão de linha e tanto a corrente partida e como o conjugado são reduzidos a 1/3 dos seus valores nominais.


É correto o que se afirma em

Alternativas
Respostas
1: C