Questões de Concurso Buscando por q834701

Foi encontrada 1 questão

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q834701 Engenharia Civil

 Imagem associada para resolução da questão Building Information Modeling (BIM) – ou Modelagem da Informação na Construção – tem trazido importantes mudanças tecnológicas para a área da construção. Esse instrumento tem potencial para mudar a cultura dos agentes de toda a cadeia produtiva do setor, pois sua utilização requer novos métodos de trabalho e novas posturas de relacionamento entre arquitetos, projetistas, consultores, contratantes e construtores. O desafio para a adoção dessa plataforma tecnológica é promover condições de viabilidade para reunir um conjunto de informações multidisciplinares sobre o empreendimento, desde a concepção até as fases de uso e manutenção. “

   Fonte: Fundamentos BIM – Parte 1: Implementação do BIM para Construtoras e Incorporadoras, Câmara Brasileira da Indústria da Construção. Brasília: CBIC, 2016.


Sobre esse instrumento, considere as afirmativas a seguir.


I → É um conjunto de políticas, processos e tecnologias que, combinados, geram uma metodologia para gerenciar o processo de projetar uma edificação ou instalação e ensaiar seu desempenho, gerenciar as suas informações e dados, utilizando plataformas digitais (baseadas em objetos virtuais), através de todo seu ciclo de vida.

II → É um processo progressivo que possibilita a modelagem, o armazenamento, a troca, a consolidação e o fácil acesso aos vários grupos de informações sobre uma edificação ou instalação que se deseja construir, usar e manter, sendo uma única plataforma de informações que pode atender todo o ciclo de vida de um objeto construído.

III → É uma nova plataforma da tecnologia da informação aplicada a construção civil e materializada em novas ferramentas (softwares), que oferecem  novas funcionalidades e que, a partir da modelagem dos dados do projeto e da especificação de uma edificação ou instalação, possibilitam que os processos atuais (com base apenas em documentos) sejam realizados de outras maneiras (com base em modelos) muito mais eficazes.

IV→ É uma ferramenta que permite a integração das informações gerando a possibilidade de diagnosticar rapidamente as necessidades de compatibilidade na construção – além dos dados sobre materiais, prazos e custos –, de modo a garantir assertividade e melhores soluções para a obra, com aumento de produtividade.


Está(ão) correta(s)

Alternativas
Respostas
1: E