Questões de Concurso Buscando por q824457

Foi encontrada 1 questão

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q824457 Português
Descoberto povo pré-colombiano governado por mulheres Técnica moderna de análise de DNA mitocondrial revela que os Chaco, povo próspero que habitava o Novo México em 1000 a.C., eram comandados por mulheres.

Três mil adornos feitos de conchas do Pacífico e 13 mil miçangas e pingentes de turquesa. Era essa a decoração de apenas um dos 14 mortos encontrados em uma cripta funerária que data de 1000 a.C. em um cânion no Novo México, no sul dos EUA. Pertencente à cultura pré-colombiana dos Chaco, o mausoléu, repouso eterno das maiores autoridades políticas e sociais do povo do deserto, _________ gerações de uma só família – que, agora se sabe, passou o poder de mãe para filha, e não de pai para filho, por aproximadamente 330 anos. O segredo para revelar essa dinastia matriarcal centenária só pode ser detectado no microscópio: no ser humano, o DNA principal, que fica no núcleo celular, é uma mistura do código genético dos pais da criança, mas o DNA de nossas mitocôndrias (organela responsável pela respiração da célula) _______ só da mãe. Ou seja: em governos hereditários patriarcais, cada rei ou imperador carrega em suas mitocôndrias o DNA das mulheres de uma família diferente. Já nos matriarcais, as organelas se __________ idênticas geração após geração. Segundo a revista NewScientist, os Chaco eram sofisticados do ponto de vista tecnológico: adaptaram-se ao clima quente e seco do deserto construindo reservatórios e sistemas de irrigação, conectaram seus vilarejos com uma rede de estradas e construíram prédios com centenas de “apartamentos”. Apesar disso, não desenvolveram o próprio método de escrita – motivo pelo qual não se conhecia, até hoje, sua organização política. A cripta em questão, cuja investigação foi liderada por Douglas J. Kennett, da Universidade Estadual da Pensilvânia, era parte de um conjunto habitacional de 650 cômodos chamado Pueblo Bonito, uma construção monumental para os padrões da época. Além desse conjunto, havia outros 12, mas nenhum tão grande – é provável que cada “condomínio” desses fosse dominado por uma família diferente, mas que todos mantivessem relações sociais e comerciais. No artigo, os pesquisadores afirmam que uma seca duradoura pode ter posto fim ao próspero reino indígena. O desmatamento decorrente da ocupação da área, por exemplo, teria aumentado a erosão do solo e criado problemas para a agricultura. Sem registros escritos, porém, é impossível ter certeza.

http://super.abril.com.br/historia/descoberto-povo-... - adaptado.

Com base no texto, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


(  )Os Chaco, primeiros colombianos a viver em um cânion no Novo México, tinham um poder matriarcal, passado de mãe para filha.


(   )Todo rei ou imperador foi governado por uma mulher em alguma geração de sua família.


(   )O povo Chaco era analfabeto, motivo pelo qual nunca conseguiu se organizar politicamente.


(   )Como não se tem registros escritos dos Chaco, não se pode afirmar com certeza o que pôs fim ao seu povo, ainda que pesquisadores afirmem que eles podem ter sido vítimas de uma seca duradoura.

Alternativas
Respostas
1: A