Questões de Concurso Buscando por q822839

Foi encontrada 1 questão

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Ano: 2017 Banca: IESES Órgão: CRMV - SC Prova: IESES - 2017 - CRMV - SC - Agente Fiscal |
Q822839 Português

Atenção: Nesta prova, considera-se uso correto da Língua Portuguesa o que está de acordo com a norma padrão escrita.

Leia o texto a seguir para responder a questão sobre seu conteúdo. 

             COMO A ABSTENÇÃO PODE MUDAR O RESULTADO

                             DAS ELEIÇÕES NA FRANÇA 

                                    Por Julia Braun. 07 maio 2017. Disponível em: http://veja.abril.com.br/mundo/como-a-abstencao-pode-mudar-o-resultado-das-eleicoes-na-franca/ Acesso em 07 mai 2017 

   Os franceses vão às urnas neste domingo, 7, para decidir sobre o futuro político de sua nação. As estações de voto começaram a receber os quase 47 milhões de eleitores inscritos às 8 horas da manhã do horário local e devem ficar abertas até as 19h nas cidades menores e até as 20h nos grandes centros urbanos, como Paris. Após quatro meses de campanha, o mundo todo aguarda ansioso pelo resultado destas presidenciais. 

    Uma pesquisa divulgada pelo Instituto Odoxa na última sexta-feira apontou que um quarto do eleitorado da França deve se abster neste segundo turno. Os números são extremamente altos para a história do país e se forem provados verdadeiros podem ter um impacto potente no resultado da votação. 

  Baixas taxas de comparecimento normalmente significam resultados mais distantes daquilo que era previsto pelas pesquisas de boca de urna. E, neste caso, a abstenção tem tudo para beneficiar a candidata de extrema-direita Marine Le Pen. “Altas taxas de abstenção sempre beneficiam os partidos e os candidatos menores”, diz o especialista inglês em política francesa da Universidade de Warwick, David Lee. 

   Os eleitores de Le Pen são mais fiéis, tem menos chances de mudar seu voto na última hora, e não devem deixar de comparecer às urnas. São os eleitores de centro, que costumavam votar nos grandes partidos e que estão descrentes na política francesa, que tem mais chances de desistir de votar. Nesta equação, o independente Emmanuel Macron tem tudo a perder, já que os cidadãos mais moderados são essenciais para sua vitória. “É muito mais provável que os eleitores de Le Pen saiam de casa para dar seu voto para ela do que os de Macron”, diz o americano David A. Bell, historiador especialista em França e professor da Universidade de Princeton. 

Avalie as propostas de adequação contidas nas assertivas e, em seguida, assinale a alternativa que contenha análise correta sobre as mesmas.

I. No trecho: “As estações de voto [...] devem ficar abertas até as 19h nas cidades menores e até as 20h nos grandes centros”, deveria haver crase nas duas ocorrências de “até as” para que a correção estivesse assegurada.

II. Em: “Os números são extremamente altos para a história do país e se forem provados verdadeiros podem ter um impacto potente no resultado da votação”, deveria haver vírgulas isolando a oração “se forem provados verdadeiros”, pois se trata de uma subordinada antecipada à oração principal, que assume posição intercalada.

III. “Os eleitores de Le Pen são mais fiéis, tem menos chances de mudar seu voto na última hora”. Nesse trecho, o verbo ter deveria ser acentuado para que a correção do período fosse assegurada.

IV. “Os números são extremamente altos para a história do país e se forem provados verdadeiros podem ter um impacto potente no resultado da votação”. Nesse trecho, a simples substituição de “os números são extremamente altos”, por “a quantidade de eleitores é extremamente alta”, NÃO prejudicaria a correção do período.

A análise correta é:

Alternativas
Respostas
1: A