Questões de Concurso Buscando por q780321

Foi encontrada 1 questão

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Ano: 2017 Banca: IFB Órgão: IFB Prova: IFB - 2017 - IFB - Professor - Sociologia |
Q780321 Sociologia

Os conceitos de grupo étnico e de etnicidade têm sido utilizados, conforme Antônio Lima e Sérgio Castilho (2010), como chaves conceituais para ultrapassar a visão simplista do senso comum que considera manipulação, e fruto de interesses espúrios, tudo o que não caia nos lugares comuns sobre índios, negros e ciganos, por exemplo.

Sobre estes conceitos, julgue os itens abaixo.

I) A noção de etnicidade é a chave explicativa que nos sinaliza para os complexos processos de diferenciação, tanto aqueles pelos quais uma coletividade se diferencia de outras coletividades em seu entorno ou do Estado Nacional a que está subsumida, quanto aqueles que, partindo de fora desses coletivos, também o considera diferenciado.

II) Etnicidade designa o sentimento de ser portador de atributos distintivos face aos integrantes de outros grupos, sendo estes atributos considerados os mais importantes pelos indivíduos que pertencem a um dado grupo.

III) A etnicidade, como marcador de diferença, é um fenômeno de ordem essencialmente cultural.

IV) A noção de etnicidade aponta para os aspectos de redefinição do sujeito no mundo moderno, assim como para as diversas transformações que esse sujeito vem passando, além de designar a vivência e expressão de certos graus e formas de coerência, solidariedade e uma consciência da diferença própria a cada grupo étnico.

V) A noção de etnicidade baseia-se no afastamento de uma trajetória histórico-social e interpretações acerca das experiências inscritas sob a forma de tradições orais ou escritas em mitos, histórias de origem e trajetórias comuns.

Assinale a alternativa que contém somente as sentenças CORRETAS.

Alternativas
Respostas
1: E