Questões de Concurso Buscando por q731388

Foi encontrada 1 questão

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q731388 Sociologia

Gaudêncio Frigotto (2001), sustenta em “Teoria e educação no labirinto do capital”, que, em contextos de crise e hegemonia do capital, as categorias fundamentais do materialismo histórico dialético, tornam-se instrumentos fundamentais para revelar as contradições do sistema capitalista. Ainda, na mesma obra, Francisco de Oliveira analisa a nova hegemonia da burguesia no Brasil a partir dos anos 1990, assim como os desafios de uma alternativa democrática.

Analise as afirmativas abaixo, sob o prisma de Francisco de Oliveira, e marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso:

( ) Durante o período de 1930 a 1990, 30 anos foram de Ditadura e nos outros trinta anos tivemos, em média, um golpe institucional a cada 3 anos, o que demonstra a falta de hegemonia da burguesia brasileira.

( ) As eleições de 1989, que elegeram Fernando Collor, foram articuladas em torno de um projeto neoliberal.

( ) As forças de que compunham o governo de Collor não conseguiram fazer as mudanças necessárias aos interesses da burguesia nacional e criaram tensões entre a burguesia brasileira que acabaram culminando no impeachment de Collor.

( ) Cabe à direita brasileira penetrar nas fissuras e nas contradições do projeto neoliberal e propor a construção de uma alternativa realmente democrática.

( ) Faz-se necessária a formulação de um programa político que altere a estrutura do Estado a exemplo de movimentos como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) que pedem a desapropriação da propriedade privada das terras improdutivas.

A sequência correta é

Alternativas
Respostas
1: D