Questões de Concurso Buscando por q706485

Foi encontrada 1 questão

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q706485 Português

Chama o “Aurélio”

Certos casos da política, de tão inacreditáveis, acabam virando parte do anedotário. Ou vice-versa: algumas vezes algumas piadas trazem tão bem determinadas características da cultura política que assumem ares de verdade.

Em uma das hipóteses se encaixa a correspondência trocada, cerca de 20 anos atrás, entre um prefeito de uma cidade e o então secretário estadual do interior.

Conta certo deputado que o secretário sempre gostou de falar difícil. Numa certa ocasião, o secretário recebeu a informação de que a cidade sofreria um tremor de terra capaz de quebrar copos e trincar pratos. Preocupado, expediu logo um telegrama ao prefeito: “Movimento sísmico previsto para essa região. Provável epicentro movimento telúrico sua cidade. Obséquio tomar as providências logísticas cabíveis”.

O secretário esperou ansioso pela resposta. Quatro dias depois, chegou o telegrama do prefeito: “Movimento sísmico debelado. Epicentro preso, incomunicável, cadeia local. Desculpe demora. Houve terremoto na cidade”.

in Ernani &Nicola: Redação para o segundo grau – adaptado

Avalie as afirmações feitas sobre o texto. 1. “Debelado” é sinônimo de derrotado. 2. “Sísmico” é parônimo de “abalos da terra”. 3. Na expressão “Epicentro preso” tem-se exemplo de polissemia. 4. Pode-se afirmar, pelo texto, que a comunicação entre o prefeito e o secretário não aconteceu. 5. O texto ratifica a seguinte expressão: “Falar difícil não garante a comunicação entre os interlocutores”. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Respostas
1: B