Questões de Concurso Buscando por q604108

Foi encontrada 1 questão

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Ano: 2015 Banca: IF-SC Órgão: IF-SC Prova: IF-SC - 2015 - IF-SC - Professor - Pedagogia |
Q604108 Pedagogia
Leia a metáfora “Currículo do nadador", de Jacques Busquet (1974 apud PEREIRA, 1999, p. 112), ao descrever o “curso de preparação de nadadores":

Imagine uma escola de natação que se dedica um ano a ensinar anatomia e fisiologia da natação, psicologia do nadador, química da água e formação dos oceanos, custos unitários das piscinas por usuário, sociologia da natação (natação e classes sociais), antropologia da natação (o homem e a água) e, ainda, a história mundial da natação, dos egípcios aos nossos dias. Tudo isso, evidentemente, à base de cursos enciclopédicos, muitos livros, além de giz e quadro-negro, porém sem água. Em uma segunda etapa, os alunos-nadadores seriam levados a observar, durante outros vários meses, nadadores experientes; depois dessa sólida preparação, seriam lançados ao mar, em águas bem profundas, em um dia de temporal (PEREIRA, 1999, p. 112). 

Estabeleça a relação entre a metáfora acima e a concepção tecnicista que permeou o processo de formação de docente e marque as afirmações verdadeiras com (V) e as falsas com (F).

( ) A formação de professores fundamentada na concepção tecnicista caracteriza-se pela mobilização de diferentes técnicas, pois o conhecimento não se adquire somente olhando ou contemplando a prática de outro profissional, mas refletindo.

( ) A formação de professores é marcada pela racionalidade técnica, a partir da qual o conceito de prática passa a ser entendido como desenvolvimento de habilidades instrumentais para o exercício da docência.

( ) O processo de formação docente fundamentada na concepção tecnicista visa primordialmente à integração do saber e o fazer.

( ) A formação de professores pautada na concepção tecnicista ora se caracterizou pelo desenvolvimento de habilidades instrumentais, ora pela repetição de modelos descontextualizados.

( ) No processo de formação docente, a concepção tecnicista está fundamentada na repetição de modelos enfatizando a relação teoria e prática.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo
Alternativas
Respostas
1: C