Questões de Concurso Buscando por q576288

Foi encontrada 1 questão

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q576288 Conhecimentos Gerais
O trecho a seguir contextualiza o tema tratado nas questão. Leia‐o atentamente.

“A presidenta Dilma Rousseff chega hoje (28 de janeiro de 2015) a San Jose, na Costa Rica, para participar da 3ª Cúpula da Comunidade de Estados Latino‐Americanos e Caribenhos (Celac). No encontro, os chefes de Estado e de governo do bloco vão celebrar duas vitórias: a decisão dos Estados Unidos de normalizar as relações com Cuba, depois de meio século, e a aproximação com a China, que prometeu duplicar o intercâmbio comercial com a região e investir US$ 250 bilhões na próxima década. Outro tema do encontro é a erradicação da pobreza."

(Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2015‐01/relacao‐cuba‐eua‐e‐aproximacao‐com‐china‐sao‐temas‐da‐celac.).

Os presidentes Barack Obama e Raúl Castro anunciaram na quarta‐feira, 17 de dezembro de 2014, o restabelecimento das relações dos Estados Unidos com Cuba. Sobre o histórico desta tumultuada relação, analise.

I. O estremecimento das relações ocorreu quando o então presidente Fidel Castro anunciou a adesão de Cuba ao marxismo‐comunismo, aliando‐se à extinta União Soviética.

II. O restabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países derrubou o embargo econômico que os EUA mantinha sobre Cuba desde o término da Segunda Guerra Mundial.

III. Ao mesmo tempo em que promoveu um bloqueio econômico e político, a ilha caribenha e os EUA também articularam para sua expulsão na década de 1960 da Comunidade de Estados Latino‐Americanos e Caribenhos (Celac)
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Alternativas
Respostas
1: B