Questões de Concurso Buscando por q541551

Foi encontrada 1 questão

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Ano: 2015 Banca: COMVEST UFAM Órgão: UFAM Prova: COMVEST UFAM - 2015 - UFAM - Jornalista |
Q541551 Jornalismo
Em relação aos estudos da comunicação baseados no paradigma funcionalista, considere as seguintes sentenças:


I. Para se aproximar o funcionalismo dos estudos da comunicação, deve-se lembrar que, também nos fenômenos comunicativos da sociedade, um dado conjunto se compõe mais de coisas ou de substâncias do que de funções.

II. Isto quer dizer que cada realidade existente se define por uma função, isto é, pela atividade que lhe cabe em um conjunto cujas partes são necessariamente solidárias.

III. O funcionalismo supõe que o desenvolvimento dos meios de comunicação corresponda a novas necessidades sociais. Assim, aos meios compete proporcionar satisfações a expectativas de um público que se acha exposto à ação dos referidos meios.

IV. Os fatos e fenômenos da comunicação podem ser assim explicados funcionalmente, isto é, pelo modo como se inter-relacionam no interior do sistema que os integra.

V. Nos domínios da comunicação, os funcionalistas se empenharam em avaliar o alcance psicossocial dos meios de comunicação. Para tanto, passaram a se ocupar da influência e dos efeitos produzidos pelos meios de comunicação.


Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Respostas
1: A