Questões de Concurso Buscando por q507815

Foi encontrada 1 questão

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Ano: 2011 Banca: COMPERVE Órgão: UFRN Prova: COMPERVE - 2011 - UFRN - Médico cardiologista |
Q507815 Medicina
Mulher de 60 anos, portadora de insuficiência cardíaca classe funcional III, apesar do tratamento medicamentoso otimizado, apresenta eletrocardiograma que mostra ritmo sinusal e um bloqueio de ramo esquerdo, com intervalo QRS com duração de 150 ms , e ecocardiograma com disfunção sistólica grave (fração de ejeção do ventrículo esquerdo de 25%). Foi então indicado o implante de marcapasso bivent r icular ( ressincronizador ) . Em relação a esse caso clínico, leia as afirmativas a seguir :

I. Os estudos mostram que o implante do marcapasso biventricular proporciona melhora nos sintomas e na capacidade funcional, mas não melhora a taxa de reinternação hospitalar nem a sobrevida.
II. O tratamento medicamentoso otimizado refere-se ao uso dos medicamentos que são efetivos no tratamento da insuficiência cardíaca, empregados nas doses alvos ou nas doses toleradas, respeitando-se as contraindicações.
III. O marcapasso deve ser programado em modo VVI neste caso, para permitir a estimulação simultânea dos dois ventrículos.
IV. O implante do eletrodo ventricular esquerdo é habitualmente realizado por via endocárdica, através do acesso ao seio coronário, e posicionado em uma veia cardíaca.

Estão corretas as afirmativas
Alternativas
Respostas
1: B