Questões de Concurso Buscando por q466451

Foi encontrada 1 questão

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Ano: 2013 Banca: IBFC Órgão: SEAP-DF Prova: IBFC - 2013 - SEAP-DF - Professor - Atividades |
Q466451 Pedagogia
Considerando a temática do Planejamento de ensino, levando em conta seus elementos constitutivos, bem como a metodologia de projetos, julgue os itens a seguir:

I. Apesar das teorias de Piaget, Vigotsky e seus seguidores, que defenderam a aprendizagem baseada na interação com o ambiente, os objetos do cotidiano, a cultura socio-histórica e principalmente com outros indivíduos, a cultura escolar ainda contempla uma série de tradições que privilegiam determinados padrões de aprendizagem, que têm sido questionados e exigem mudanças com o objetivo de alcançar um processo mais abrangente, plural e que atenda as diversidades de cultura, comportamento, e características próprias de cada aluno de uma sala de aula.

II. Atualmente, o movimento da Escola Nova tem fornecido subsídios para uma pedagogia estática, centrada na criatividade e na atividade discentes, numa perspectiva de construção do conhecimento pela transmissão dos conhecimentos pelo professor. O Método de Projetos de Dewey (Vida e Educação. São Paulo: Nacional, 1959) passa a ser visto como uma postura pedagógica. A aprendizagem passa a ser vista como um processo complexo e global, onde teoria e prática se dissociam. A aprendizagem é desencadeada a partir de um problema que surge e que conduz à investigação, à busca de informações, à construção de novos conceitos, à seleção de procedimentos.

III. A rigor, um projeto se supõe desenvolvido por “fases” ou “etapas”. Para Dewey (in Vida e Educação. São Paulo: Nacional, 1959), as fases devem ser rígidas. Mas, como todo trabalho pedagógico, o projeto deve ser planejado: o planejamento exprime a intencionalidade educativa. Sem que se tornem uma camisa de força, três grandes etapas se delineam para se levara cabo um projeto pedagógico: a problematização, o desenvolvimento e a conclusão/síntese do projeto.

São corretas as sentenças:
Alternativas
Respostas
1: C