Questões de Concurso Buscando por q466439

Foi encontrada 1 questão

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Ano: 2013 Banca: IBFC Órgão: SEAP-DF Prova: IBFC - 2013 - SEAP-DF - Professor - Atividades |
Q466439 Pedagogia

Considerando o papel político pedagógico e organicidade do ensinar, aprender e pesquisar, e de acordo com seus conhecimentos sobre essa temática, julgue os itens a seguir:


I. O projeto político-pedagógico contribui na sistematização e organicidade da prática reflexiva dos sujeitos, estes que são múltiplos e convergem para ações autônomas e compromissadas com a construção do projeto, voltado para crítica, intervenção social e formação de sujeitos reflexivos.

II. O projeto político-pedagógico pode ser definido como um simples agrupamento de planos de ensino e de atividades diversas, sendo construído e encaminhado às autoridades educacionais como prova do cumprimento de tarefas burocráticas da escola.

III. A construção de um projeto político-pedagógico deve considerar as singularidades e a participação de todos os sujeitos da escola, potencializando a criatividade e a capacidade reflexiva. Essa perspectiva remete à compreensão das relações entre os sujeitos que interagem no contexto do pesquisar, ensinar, aprender, de modo a ser coletiva a construção do projeto em questão.

IV. O processo político-pedagógico, embora constituído em processo democrático, não aborda a eliminação de relações competitivas e corporativas, reiterando a rotina do mando racionalizado da burocracia, aumentando efeitos fragmentários da divisão do trabalho que acaba por hierarquizar os poderes de decisão.

É correto o que se afirma nas sentenças:

Alternativas
Respostas
1: B