Questões de Concurso Buscando por q439650

Foi encontrada 1 questão

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q439650 Química
Um grupo de estudantes propôs estudar a cinética da reação de decomposição da água oxigenada, representada pela equação
2H2O2(aq) → 2H2O(l) + O2(g)

Por ser considerada uma reação lenta em condições normais, os estudantes utilizaram, como catalisador, o cloreto férrico. O estudo foi conduzido de maneira que a concentração remanescente de H2O2 fosse determinada, de tempo em tempo, durante a reação, por meio da titulação de oxirredução de alíquotas de 5,0 mL da mistura reacional com permanganato de potássio em meio ácido. A reação não balanceada envolvida na titulação é dada pela equação:
MnO4 - ( aq) + H2O2(aq ) + H +( aq) Mn 2+ ( aq) + H2O( l ) + O2(g).

Após os resultados, os estudantes plotaram o logaritmo natural da concentração da água oxigenada remanescente em função do tempo, obtendo o seguinte gráfico:

imagem-001.jpg
A partir das informações apresentadas, considerando que a constante universal dos gases é igual a 0,082 atm•L•mol -1 •K-1e que as condições normais de temperatura e pressão (CNTP) correspondem à temperatura de 0 ºC e à pressão de 1 atm, julgue os itens subsequentes.

O cloreto férrico aumenta a energia de ativação da reação, de forma que maior fração das moléculas de água oxigenada terá energia suficiente para ativar a reação.
Alternativas
Respostas
1: E