Questões de Concurso Buscando por q412623

Foi encontrada 1 questão

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q412623 Engenharia Mecânica
A figura e o enunciado seguintes deverão ser analisados para responder à questão.

      Tanto o projeto quanto a construção de máquinas, sua utilização e manutenção, exigem amplos conhecimentos de engenharia e tecnologia mecânica. Cabe ao técnico ou engenheiro a responsabilidade de uma visão prático-­conceitual que garanta ao máximo, a partir da fase de concepção e de projeto técnico, uma funcionalidade segura, economia construtiva e economia de energia, além de boas características quanto à manutenção, que deve ser, além de mínima, também fácil, econômica e de mínimo impacto ambiental. Tudo isso se aplica a desde as máquinas mais simples até as mais complexas e caras.


            imagem-001.jpg

      A figura (fora de escala) mostra, esquematicamente, um arranjo clássico bastante comum para o acionamento de máquinas. O motor elétrico mostrado é trifásico, de alto rendimento, de 6 polos, 220 V, 60 Hz, carcaça 200L, Fator de Serviço igual a 1,15, rotação nominal de 1 152 rpm e potência nominal de 30 kW (40 CV).
      As engrenagens são todas de aço ABNT 8620, cementadas, e os eixos são todos de aço ABNT 4340 normalizado. São 4 engrenagens cilíndricas de dentes retos (ECDR), sendo cilíndricas helicoidais (ECDH) apenas as engrenagens e e f . As engrenagens a, c, e e possuem 20 dentes cada e as engrenagens b, d e f possuem números de dentes iguais a 80, 60 e 40, espectivamente. Os módulos das engrenagens a, d e e são, espectivamente, iguais a 2, 3 e 4 mm. Cada eixo, 1, 2, 3 e 4, em suas extremidades apoiadas sobre rolamentos.

Dado: Nos cálculos, considerar π = 3

As condições mecânicas de equilíbrio permitem a determinação das reações de apoio dos eixos, que servirão, inclusive, para dimensionamento dos rolamentos. Admita que, num determinado plano de referência, a força Fr represente a resultante das forças radiais atuantes na engrenagem f, do eixo 4, que é de dentes helicoidais, conforme a figura dada.

imagem-002.jpg

Quanto aos cálculos relativos à seleção dos rolamentos desse eixo, é correto afirmar que a carga radial atuante sobre o rolamento B é igual
Alternativas
Respostas
1: E