Questões de Concurso Buscando por q858777

Foi encontrada 1 questão

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q858777 Português

Após a leitura do texto e das asserções a respeito da sua organização, responda ao que se pede:


                             Máquina transforma CO2 em comida


      Hoje existem dois jeitos de combater o CO2 , grande vilão do aquecimento global: queimar menos combustíveis fósseis, para emitir menor quantidade desse gás, e aumentar a área coberta por florestas, pois as plantas absorvem CO2 . Só que as duas coisas enfrentam resistência econômica. Mas talvez seja possível se livrar do CO2 ganhando dinheiro. Cientistas do governo finlandês criaram uma máquina que captura esse gás da atmosfera e o bombeia para dentro de tanques, onde ele alimenta uma bactéria – que foi geneticamente modificada para consumir CO2 e hidrogênio. A bactéria se multiplica rapidamente e, depois de processada, vira um pó comestível, que contém 50% de proteína e pode ser usado para fazer ração animal ou alimentos para consumo humano. Não tem gosto nenhum – mas é para isso que existem os temperos!

                                                                     (Bruno Garattoni – Superinteressante/out.2017)


I- O texto se caracteriza como uma notícia jornalística, tendo como propósito revelar novas descobertas na área científica. Nesse sentido, a trama organizacional é narrativo-expositiva, com predomínio da função referencial da linguagem.

II- No âmbito gramatical, a recorrência de verbos no presente do indicativo se justifica pelo caráter de atualizador desse tempo verbal, embora se faça menção a um fato passado (os cientistas criaram ...); isto evidencia a correspondência entre o tempo verbal e os tipos de discurso presentes no texto.

III- No âmbito da coesão referencial, o texto é muito bem articulado. Como ilustração tem-se o fragmento “Mas talvez seja possível se livrar do CO2 ganhando dinheiro. Cientistas do governo finlandês criaram uma máquina que captura esse gás da atmosfera e o bombeia para dentro de tanques, onde ele alimenta uma bactéria...”, no qual as três formas destacadas referem-se a um só termo - CO2 .

IV- Quanto à articulação interoracional, o texto apresenta algumas estruturas introduzidas por pronomes relativos, todas denominadas orações adjetivas restritivas, a exemplo de “Cientistas do governo finlandês criaram uma máquina que captura esse gás da atmosfera e o bombeia para dentro de tanques, onde ele alimenta uma bactéria – que foi geneticamente modificada para consumir CO2 e hidrogênio. A bactéria se multiplica rapidamente e, depois de processada, vira um pó comestível, que contém 50% de proteína...”


É CORRETO o que se afirma apenas em 

Alternativas
Respostas
1: C