Questões de Concurso Buscando por q848579

Foi encontrada 1 questão

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q848579 Administração Geral

Leia o texto a seguir.


Análise SWOT é uma estrutura estratégica simples que ajuda a responder à pergunta: "Quais são as perspectivas para o sucesso do projeto?" A abordagem reconhece que qualquer projeto deve ser examinado tanto para influências positivas quanto negativas de perspectivas internas e externas. Um quadro SWOT solicita que você olhe em detalhes em ambos os lados da moeda. Ou seja, os pontos fortes e fracos da sua iniciativa de integração são apenas significativos em termos de oportunidades e ameaças em seu ambiente. Uma boa estratégia significa que você deve olhar tanto interna como externamente. O autor ao escrever sobre análise SWOT, cita Sun Tzu, da Arte da Guerra: Então, diz-se que, se você conhece os outros e se conhece, não estará em perigo em cem batalhas; se você não conhece os outros, mas conhece a si mesmo, ganha um e perde um; se você não conhece os outros e não se conhece, estará em perigo em cada batalha.

Adaptado: Center for Technology in Government, Appendix A. 4 Tools for identifying & evaluating options -SwotAnalysis(Strengths,Weaknesses,Opportunities,Threats),Disponpivelem: <https://www.ctg.albany.edu/publications/guides/and_justice_for_all?chapter=9&section=2> , Acessado em: 15/09/2017.


Tomando como base a definição da Matriz SWOT e a citação de Sun Tzu, da Arte da Guerra, analise os aspectos informados a seguir.  


I. A Matriz SWOT maximiza o negativo, minimiza o positivo. A análise e deliberação destinam-se a identificar maneiras de aproveitar os pontos fortes e oportunidades de seu plano, além de minimizar os impactos das fraquezas e proteger contra ameaças.

II. A chave para a análise SWOT efetiva é a quantidade e a qualidade das informações disponíveis. A compreensão dos participantes sobre seu projeto, seus recursos e fraquezas deve ser profunda e detalhada.

III. Quando estruturamos a Matriz SWOT, evidenciamos que o processo depende das informações fornecidas pelos participantes, bem como de sua colaboração; a análise SWOT pode ser vulnerável ao comportamento disruptivo ou da não concordância. 

IV. Gestores de um projeto, ao defenderem a Matriz SWOT, tendem a enfatizar as ameaças e fraquezas. Os oponentes tendem a enfatizar oportunidades e pontos fortes. O uso da estrutura SWOT oferece uma exposição legítima para ambas as perspectivas e uma oportunidade para reconciliar os pontos de vista opostos.

V. A Matriz SWOT discute as fraquezas e ameaças, fornece informações úteis para fortalecer o projeto ou planejar sempre que possível, ou antecipar os efeitos de ameaças ambientais.

VI. O conceito de SWOT pode ser definido como um modelo de gestão estratégica que auxilia a mensuração dos progressos das empresas rumo às suas metas de longo prazo, a partir da tradução da estratégia em objetivos, indicadores, metas e iniciativas estratégicas. O conceito do SWOT foi lançado por dois renomados professores de Harvard, David Norton e Robert Kaplan. O objetivo dos estudiosos era apresentar um modelo de gestão estratégica em que a medição de resultados e definição dos objetivos fugisse do tradicional uso de indicadores financeiros, de faturamento ou mercado.


É CORRETO apenas o que se afirma em 

Alternativas
Respostas
1: E