Questões de Concurso Buscando por q838483

Foi encontrada 1 questão

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q838483 Química

Joãozinho cursa a terceira série do ensino médio e está indeciso em escolher para qual curso iria prestar o vestibular. Sua escola solicitou uma visita para a turma de Joãozinho aos laboratórios da Universidade de Rio Verde para ajudar na escolha da futura profissão. Numa das demonstrações no Laboratório de Química, eles observaram o seguinte experimento:

O professor químico colocou uma pitada de permanganato de potássio num vidro de relógio, acrescentou algumas gotas de acido sulfúrico concentrado e misturou com um bastão de vidro. Em seguida, o professor tocou, com a ponta do bastão de vidro impregnada com a mistura, um algodão embebido com etanol. Imediatamente o algodão pegou fogo.

Quando Joãozinho retornou para a escola, o professor fez o seguinte questionamento: ao invés de utilizar uma mistura sólida de permanganato de potássio com ácido sulfúrico fosse usada uma solução das mesmas substâncias e o etanol fosse adicionado diretamente nesta solução, qual o produto orgânico obtido no final? E qual o tipo de reação?

Alternativas
Respostas
1: C