Questões de Concurso Buscando por q469034

Foi encontrada 1 questão

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Ano: 2013 Banca: IBFC Órgão: SEAP-DF Prova: IBFC - 2013 - SEAP-DF - Professor - Geografia |
Q469034 Geografia
Considerando seus conhecimentos sobre a indústria extrativista mineral brasileira, energia e indústria de transformação, julgue os itens a seguir:

I. As principais jazidas de alumínio localizam-se no Quadrilátero Ferrífero (MG), Morro do Urucum (MS), Serra dos Carajás (PA), Vale do Rio Trombetas (PA) e Serra do Navio (AP). A maior parte da produção é destinada a exportação, porém atende significativamente ao consumo das indústrias de Minas Gerais e São Paulo.

II. O carvão começou a ser explorado no Brasil na década de 1940, sendo a principal área de exploração o Vale do Tubarão em Santa Catarina, onde se destacam as minas de Criciúma, Ararangá, Urussanga, Lauro Muller, Orlean, Siderópolis. A exploração de carvão também é significativa no Rio Grande do Sul, no Vale do Jacuí e Bagé.

III. A década de 1990 é marcada pelas privatizações e centralização industrial no Brasil, e também pelo desenvolvimento de centros de alta tecnologia associada a centros universitários de pesquisa. Com nova orientação governamental, tem-se a grande aplicação de capital estrangeiro, planejamento de infra estrutura e instalação de setores básicos.

IV. A indústria alimentícia é um dos setores mais antigos no Brasil, seu desenvolvimento ocorre a partir do processo de urbanização que desponta na década de 1940, devido ao aumento da atividade industrial.

É correto o que se afirma em:
Alternativas
Respostas
1: C