Questões de Concurso Buscando por q450810

Foi encontrada 1 questão

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q450810 Conhecimentos Gerais
Considere o esquema e os itens a seguir.

                                                                  imagem-017.jpg

I. O clima desse planeta é o mais parecido com a Terra. No verão, a temperatura chega perto de 20 º C e no inverno pode chegar a –140 º C. É possível observar a presença de calotas polares formadas de gelo seco (gás carbônico congelado). Acredita-se que nele exista água congelada próximo dos polos e abaixo da superfície. Sua translação tem duração de 687 dias.

II. No dia desse planeta, a temperatura atinge 430 º C, e do lado oposto, ou seja, durante a noite, essa temperatura cai para –180 º C. Fotos tiradas por sondas espaciais mostram que ele é muito parecido com a Lua, por causa do grande número de crateras, mas sua composição química tanto da superfície quanto do seu interior é parecida com a da Terra. Sua translação tem duração de 87 dias.

III. A composição é parecida com a do Sol, hidrogênio e hélio. Esse planeta só não é uma estrela como o Sol porque a quantidade de massa não é suficiente para elevar a pressão e a temperatura dos gases a ponto de produzir grandes reações nucleares. Sua translação dura 12 anos e seu diâmetro é de 142 984 km.

                                                        (www.cdcc.usp.br/cda/aprendendo-basico/sistema-solar/index.html)

Assinale a alternativa que relaciona corretamente os planetas X, Y e Z às suas respectivas características.

X    Y    Z
Alternativas
Respostas
1: B