Questões de Concurso Buscando por q407821

Foi encontrada 1 questão

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Ano: 2013 Banca: IBFC Órgão: EBSERH Prova: IBFC - 2013 - EBSERH - Enfermeiro (HUB) |
Q407821 Enfermagem
Considerando que o dimensionamento de pessoal de enfermagem tem sido foco de atenção dos Enfermeiros e Administradores das Instituições de Saúde devido a sua influência direta na eficácia, qualidade e nos custos da assistência, leia as afirmativas abaixo e a seguir assinale a alternativa correta.

I. É um processo de provimento de pessoal e de custos, com a finalidade de otimizar o controle de gastos na instituição, uma vez que considera a quantidade de pessoal por categoria, respeitando a individualidade de cada serviço.

II. A operacionalização do processo de dimensionamento de pessoal de enfermagem requer a aplicação de uma fórmula, que considera o cálculo da carga de trabalho, do tempo efetivo trabalhado do profissional e do índice de segurança técnica.

III. O quantitativo de profissionais estabelecido, pela Resolução do COFEN 293/2004, deverá ser acrescido de um índice de segurança técnica (IST) não inferior a 30% do total.

IV. Para efeito de cálculo, devem ser consideradas como horas de Enfermagem, por leito, nas 24 horas, um valor de 17,9 horas de Enfermagem, por cliente, na assistência intensiva.
Alternativas
Respostas
1: A