Questões de Concurso Buscando por q383100

Foi encontrada 1 questão

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Ano: 2014 Banca: CONSULPLAN Órgão: MAPA Prova: CONSULPLAN - 2014 - MAPA - Veterinário |
Q383100 Veterinária
A toxoplasmose é uma zoonose cosmopolita causada pelo Toxoplasma gondii, um protozoário da família Soncocystidae. O Toxoplasma gondii possui um ciclo de vida complexo e tem, como hospedeiros definitivos, felinos domésticos e selvagens e, como hospedeiros intermediários, quase todas as espécies de sangue quente. A infestação é responsável por determinar quadros clínicos variados, desde os assintomáticos às manifestações sistêmicas extremamente graves. Quanto ao ciclo biológico do Toxoplasma gondii, analise as afirmativas.

I. Os felinos eliminam os parasitas pelas fezes por um período aproximado de duas semanas depois de contaminados, após este período adquirem imunidade.
II. Transplantes de órgãos podem servir como forma de transmissão de toxoplasmose entre indivíduos.
III. O protozoário não consegue atravessar a barreira placentária, podendo haver contaminação mãe/feto somente durante o parto.
IV. Cistos de Toxoplasma gondii podem ficar viáveis por trinta dias em carne suína e ovina conservadas em temperatura de geladeira, entretanto, tornam-se inviáveis ao congelamento superior a –12°C ou ao cozimento superior a 67°C.


Estão corretas apenas as afirmativas
Alternativas
Respostas
1: C