Questões da Prova Aeronáutica - 2011 - AFA - Aspirante da Aeronáutica

Foram encontradas 80 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q658742 Português

Sobre a possibilidade de se estabelecerem relações entre textos – intertextualidades – considere a seguinte afirmação:

Toda leitura é necessariamente intertextual, pois, ao ler, estabelecemos associações desse texto do momento com outros já lidos. /.../ Os textos, por isso, são lidos de diversas maneiras, num processo de produção de sentido que depende do repertório de cada leitor em seu momento de leitura.

(PAULINO, Graça et alli. Intertextualidades: teoria e prática. Belo Horizonte: Ed. Lê, 1995, p. 54.)

Considerando a afirmação anterior, bem como a possibilidade de relacionar entre si os textos que você leu nesta prova, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q658741 Português

Marque em cada item a seguir V para verdadeiro ou F para falso.

( ) No texto III, a expressão “matraquear dos locutores” (l. 18) permite identificar uma crítica semelhante à realizada no seguinte trecho do texto I: “fala-se e grita-se demais” (l. 15 e 16)

( ) Pode-se afirmar que o 5º parágrafo do texto III (l. 13 a 15) tem por objetivo desqualificar a argumentação do cronista esportivo Tostão, autor do texto I.

( ) A construção do sentido do parágrafo final do texto III faz uso de relações de antítese, encaminhando a conclusão para a ideia de que, apesar dos problemas racionais, o que move o torcedor é a paixão.

( ) O significado das afirmações “a multidão o devora aos pedaços” (l. 39, texto II) e “sua integridade física ameaçada” (l. 8 e 9 texto III) é o mesmo em ambos os contextos, pois, conforme demonstram os pronomes destacados, têm o mesmo referente: o jogador.

A sequência correta é:

Alternativas
Q658740 Português

Julgue cada item a seguir, como V (verdadeiro) ou F (falso), considerando o que se afirma sobre o emprego dos pronomes no texto II. 

( ) Em “A bola o procura, o reconhece, precisa dele.” (l. 12) e “/.../ que não estão vendo o que acontece.” (l. 26 e 27), todos os termos assinalados são pronomes pessoais oblíquos átonos.

( ) No trecho “por obra e graça desses passes devolvidos num toque, essas fintas que desenham os zês na grama, esses golaços de calcanhar ou de bicicleta...” (l. 17 a 20), os pronomes grifados poderiam contrair-se com a preposição de sem prejuízo da correção gramatical.

( ) No trecho “No peito de seu pé, ela descansa e se embala. Ele lhe dá brilho e a faz falar...” (l. 12 a 14), todos os pronomes grifados têm o mesmo referente.

( ) Em “Esse corpo está com mais remendos ...” (l. 31 e 32), a substituição do pronome grifado por aquele acarretaria alteração de sentido no trecho.

A seqüência correta é:

Alternativas
Q658739 Português

Leia o trecho abaixo.

“Os Zé Ninguém, os condenados a serem para sempre ninguém, podem sentir-se alguém por um momento, por obra e graça desses passes devolvidos num toque, essas fintas que desenham os zês na grama...” (l. 15 a 19)

De acordo com a análise morfossintática dos termos sublinhados abaixo, pode-se concluir que está INCORRETA a afirmativa:

Alternativas
Q658738 Português
Assinale a opção cuja análise traz uma informação correta.
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: B
4: D
5: B