Questões da Prova Marinha - 2017 - Comando do 1º Distrito Naval - Praça 2° Classe (Nível Médio)

Foram encontradas 5 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q803471 História
Ainda no reinado de D. Pedro I, uma revolta na Província de Pernambuco colocou em perigo a integridade territorial do Império. A Marinha atuou contra a essa revolta a partir de abril de 1824, que congregou, no seu ápice, também as províncias da Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. A que episódio se refere essa afirmativa?
Alternativas
Q803468 História
Na segunda metade do século XIX, o Brasil se envolveu em questões que definiram o seu território. Nesse contexto, os navios brasileiros, mesmo os de propulsão mista, eram adequados para operar no mar e não nas condições de águas restritas e pouco profundas que o teatro de operações nos Rios Paraná e Paraguai exigia; a possibilidade de encalhar era um perigo sempre presente. Essa afirmativa se refere a que episódio da história marítima brasileira?
Alternativas
Q803461 História
Assinale a opção que apresenta a primeira revolta ocorrida no Grão-Pará, no período regencial, e que se generalizou em 1835 com a ocupação da capital da província, Belém.
Alternativas
Q803460 História
Na crise da década de 1960, chamada de Guerra da Lagosta, que tipo de persuasão navai o Governo brasileiro utilizou contra a França?
Alternativas
Q803458 História
“No período regencial, o conturbado ambiente político da Corte se refletiu nas províncias do Império em movimentos armados que explodiram por todos os principais centros regionais, desde 1831 até os anos de consolidação do reinado de D. Pedro II" (Introdução à História Marítima Brasileira - Rio de Janeiro: Serviço de Documentação da Marinha, 2006). Com relação a esse período da História Marítima Brasileira, é correto afirmar que a Marinha
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: C
4: D
5: C