Questões da Prova IBFC - 2015 - PM-MG - Professor de Educação Básica - História

Foram encontradas 10 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q719469 História

É de grande importância possibilitar que os alunos percebam a historicidade de questões atuais e de grande repercussão na mídia. O estudante tem acesso aos meios de comunicação e, muitas vezes, apreende apenas as informações veiculadas sem análise crítica. Ao se ensinar, por exemplo, o que é reforma agrária e Movimento dos Sem-Terra (MST), o estudante poderá aprender a analisar criticamente contextualizando as tensões e reivindicações sociais no Brasil. Sobre o ensino das reivindicações sociais: lutas pela ampliação da cidadania no Brasil sob a óptica das orientações do Centro de Referência Virtual da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. Os alunos, provavelmente, já ouviram falar em MST e em reforma agrária. É importante – para problematizar questões sociais e criar situações para a formação de opiniões e o exercício de uma cidadania participativa – possibilitar o levantamento de conhecimentos prévios. O professor deve se assegurar de que os alunos saibam, por exemplo, que a palavra agrária refere-se a assuntos relativos à terra, pois sem essa compreensão eles não conseguirão entender o significado desses movimentos.

II. No nosso país, a reforma agrária é uma política recente, comparada ao processo de formação do latifúndio e da luta pela terra. A luta pela reforma agrária ganhou força com o advento das organizações políticas camponesas, principalmente, desde a década de 1950, com o crescimento das Ligas Camponesas. Todavia, a luta pela terra é uma política que nasceu com o latifúndio.

III. A Constituição Federal estabelece que imóveis rurais classificados como produtivos não serão desapropriados. São classificadas como produtivas propriedades cuja utilização com agricultura, pecuária ou extrativismo florestal seja igual ou superior a 80% da superfície agrícola útil. A esse critério se adiciona a exigência de que o imóvel deve obter produtividade igual ou superior à média da região. Também são imunes à desapropriação propriedades cuja área seja igual ou inferior a 15 vezes o módulo fiscal fixado para cada município (medida que varia entre 2 e 90 hectares nas diversas regiões do país).

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Q719463 História

A Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra no século XVIII, gerou profundas mudanças na realidade social da população. Sobre o ensino desse tema, segundo as recomendações do Centro de Referência Virtual, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. A dura vida dos trabalhadores e de suas famílias chocava-se com os direitos propostos e indicava a insuficiência desses. Nesse contexto pode-se perceber a importância desse processo histórico na luta pela efetivação de direitos conquistados e pela ampliação destes.

II. O professor deve explicar que a natureza das reivindicações dos movimentos proletários era uma só.

III. A Revolução Industrial precisa ser trabalhada como um processo histórico. Para tanto, deve-se enfatizar com os alunos o contexto e as condições históricas que propiciaram o desenvolvimento da técnica, sua aceitação e incorporação na sociedade inglesa.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Q719461 História
Segundo o Centro de Referência Virtual da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, os estudantes devem ser capazes de caracterizar, de forma geral, o Estado Absolutista Europeu e seu contexto histórico. Com base nas orientações do Centro, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q719454 História

Para se compreender a cidadania como um processo histórico torna-se fundamental estudar como essa se configurava em outros tempos, observando continuidades e descontinuidades nesse processo. Com base no Centro de Referência Virtual da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. O conceito de cidadania precisa ser entendido na sua dimensão histórica, ou seja, é preciso explicitar o fato de que a compreensão que temos de cidadania hoje não se aplica à sociedade colonial, apesar de a cidadania sempre ter sido encarada como um direito.

II. Os cidadãos eram os responsáveis pela res publica, aqueles que participavam dos negócios públicos, das coisas do Estado.

III. A legislação determinava que a liderança local fosse reservada às principais pessoas da região, aos membros das famílias mais nobres, antigas e ricas.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Q719445 História

O Conteúdo Básico Comum (CBC) de História do Ensino Fundamental tem como eixo integrador o tema “História e Cidadania” no Brasil. Com base no CBC, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. Na proposta, a ênfase atribuída ao estudo da dinâmica histórica brasileira visa, dentre outros aspectos, permitir uma melhor compreensão acerca dos problemas vividos pelos próprios alunos.

II. A avaliação é concebida como um processo que implica diagnóstico, acompanhamento, busca de superação das dificuldades e não apenas provas e testes para medir o desempenho final dos alunos. Isso significa compreender a avaliação como parte do próprio processo de aprendizagem, constituindo-se num grande desafio não só para os professores de História, mas para o conjunto dos professores de uma mesma escola.

III. Prevê-se que a avaliação inclua, além das provas, as observações e registros dos professores, permitindo acompanhar através de fichas individuais o desenvolvimento das habilidades de raciocínio, o processo de construção de cada aluno, assim como incentivar a construção pelos alunos de instrumentos (portfólios, memorial) que propiciem a formação da autonomia e reflexão sobre o processo de construção do saber histórico e do sentido desse conhecimento para suas vidas.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: C
4: B
5: A