O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

POUCAS UNIDADES Aproveite o lote atual com 45% de desconto!

QUERO APROVEITAR

Questões da Prova Exército - 2016 - EsSEx - Primeiro Tenente - Farmácia

Foram encontradas 10 questões

Q1009421 Farmácia

Os fármacos pouco solúveis representam um grande desafio para o formulador, e nesse sentido, a utilização de recursos capazes de promover a maior solubilização do fármaco, e consequentemente, melhorar a sua dissolução, representa uma alternativa bastante viável. Sobre as novas ferramentas farmacotécnicas para modular a biodisponibilidade de medicamentos, analise as afirmativas abaixo e assinale a opção correta:


I – A micronização consiste na redução do tamanho das partículas do fármaco, tipicamente até o diâmetro inferior a 10 µm, por intermédio da moagem do material. O processo tem como vantagem o seu baixo custo.

II – As ciclodextrinas são compostos que, devido a sua solubilidade aquosa, apresentam uma cavidade central hidrofílica capaz de acomodar fármacos também hidrofílicos.

III – Fármacos insolúveis em água podem ser facilmente solubilizados em formulações contendo lipídeos. As formulações são baseadas de acordo com o Sistema de Classificação de Formulações Lipídicas (SCFL).

IV – Os sistemas nanoestruturados são baseados em partículas do fármaco em escalas nanométricas. Uma das técnicas de obtenção, por exemplo, como o nanocristal, se baseia na formação das nanopartículas por via seca.

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q1009419 Farmácia

A granulometria de partículas sólidas é fundamental à produção farmacêutica. Considere as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:


I. O tamanho, a forma e a uniformidade da partícula determinam suas propriedades de fluxo, e consequentemente, a eficiência de uma mistura, de enchimento e compactação.

II. A granulometria pode influir na solubilidade e tempo de dissolução.

III. A medida do ângulo de repouso de um monte formado pelo pó escoado pode ser bastante útil para avaliar as propriedades de fluxo de pós e suas misturas.

IV. A granulometria de matérias-primas constituídas de partículas sólidas é obtida por ensaios farmacopéicos com uso de jogos de peneiras de forma manual ou montados em ordem crescente de mesh, em um aparelho denominado granulômetro.

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q1009417 Farmácia
A introdução de um fármaco em uma forma farmacêutica final requer o uso de adjuvantes farmacêuticos, que estabelecem as características principais do produto e contribuem para a forma física, a textura, a estabilidade, o sabor e a aparência global. Dessa forma, assinale abaixo a alternativa incorreta, cujo adjuvante não corresponde à definição:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q1009416 Farmácia
Pomadas são preparações semissólidas destinadas à aplicação sobre a pele ou as membranas mucosas, podendo conter substâncias medicamentosas ou não. As bases de pomadas podem ser empregadas por seus efeitos físicos ou como veículo para pomadas medicamentosas. Com relação a esse contexto, assinale a afirmativa incorreta:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q1009394 Farmácia

As soluções são preparações líquidas que contêm uma ou mais substâncias químicas dissolvidas em um solvente adequado ou em uma mistura de solventes mutualmente miscíveis. Com relação às soluções considere as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:


I. A temperatura é um fator importante na determinação da solubilidade de um fármaco e na preparação da solução. A maioria das substâncias químicas libera calor quando é dissolvida e o processo é chamado de exotérmico, resultando no aumento da solubilidade.

II. Muitos dos importantes fármacos orgânicos são ácidos e bases fracas, e sua solubilidade, depende, em grande parte do pH do solvente. As bases fracas são muito solúveis em água, mas não são muito solúveis em soluções diluídas de ácidos.

III. Os elixires são soluções hidroalcólicas, indicadas para o uso oral. Elixires que contêm mais do que 10 a 12% de etanol normalmente se autoconservam e não requerem a adição de conservante.

IV. O colódio é uma preparação líquida composta de piroxilina dissolvida em uma mistura de solventes, em geral etanol e éter, com ou sem substância ativa. Os colódios são destinados ao uso interno e externo.

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Respostas
1: A
2: D
3: B
4: D
5: C