Questões da Prova Aeronáutica - 2019 - CIAAR - Primeiro Tenente - Farmácia Hospitalar

Foram encontradas 22 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q990635 Farmácia

A higienização das mãos é reconhecida, mundialmente, como uma medida primária, mas muito importante no controle de infecções relacionadas à assistência à saúde. Por este motivo, essa ação tem sido considerada como um dos pilares da prevenção e do controle de infecções dentro dos serviços de saúde, incluindo aquelas decorrentes da transmissão cruzada de microrganismos multirresistentes. Dentro de uma estrutura hospitalar, a farmácia é quem adquire e/ou prepara todos os agentes antimicrobianos necessários à terapêutica e à higienização hospitalar. Por meio da farmácia, pode se garantir o acesso racional e monitorar a utilização dos antimicrobianos e a utilização de saneantes e germicidas nos diversos setores do hospital.


A esse respeito, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma.

( ) A clorexidina tem rápida ação microbicida, quando aplicados à pele, mas não tem atividade residual apreciável.

( ) A higienização com sabonete líquido remove a microbiota transitória, tornando as mãos limpas. Esse nível de descontaminação é insuficiente para os contatos sociais em geral e para a maioria das atividades práticas nos serviços de saúde.

( ) O modo de ação predominante dos álcoois na antissepsia consiste na desnaturação e coagulação das proteínas. Outros mecanismos associados têm sido reportados, como a ruptura da integridade citoplasmática, à lise celular e à interferência no metabolismo celular.

( ) Vários antissépticos e sabonetes associados à antissépticos podem ser utilizados na higienização das mãos durante o cuidado de pacientes colonizados e ou infectados com microrganismos multirresistentes, como clorexidina, Polivinilpirrolidona Iodo – PVPI, triclosan e álcool.

De acordo com as afirmações, a sequência correta é 

Alternativas
Q990634 Farmácia

O medicamento com a quantidade total ou específica da apresentação registrada na Anvisa, destinado à distribuição gratuita aos profissionais prescritores como ferramenta de publicidade, é chamado “amostra grátis”. A distribuição de amostras grátis de medicamentos à base de substâncias sujeitas a controle especial deverá observar os dispositivos constantes da Portaria 344/98, de 12 de maio de 1998.

Sobre a aplicação da referida legislação, em casos de doação de amostras grátis de medicamentos à base de substâncias sujeitas a controle especial à Farmácia Hospitalar, é correto afirmar que em caso de

Alternativas
Q990632 Farmácia

São vários os objetivos da farmácia hospitalar. Porém, deve se observar atentamente o alcance dos mesmos com eficiência e eficácia na assistência ao paciente e na integração às demais atividades desenvolvidas no ambiente hospitalar.

(GOMES; REIS, 2011; MAIA NETO, 2005, TORRES;ORORIO DE CASTRO, 2007 ).


Em relação ao objetivo da farmácia hospitalar, é correto afirmar que está correlatamente relacionado ao seu componente o de

Alternativas
Q990630 Farmácia

J.C. é um homem de 20 anos, 60 quilos, internado no setor de queimados do hospital, com 70% do corpo com queimaduras de segundo e terceiro graus. J.C. está inconsciente e recebe alimentação via sonda nasogástrica. O farmacêutico clínico, que acompanha o referido paciente e supervisiona estágio, pergunta ao estagiário como deveria ser feita a administração de medicamentos por sonda e ele responde: deve-se triturar todos os medicamentos juntos, do mesmo horário de administração, diluir em 50ml de água e injetar na sonda nasogástrica.

Em relação ao caso descrito, a prática está

Alternativas
Q990629 Farmácia

A padronização de medicamentos de um hospital deve ser o resultado concreto do processo de seleção de medicamentos.

A esse respeito, é correto afirmar que apresenta a correspondência correta dos critérios de seleção para inclusão e exclusão de itens da padronização a

Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: C
4: D
5: D