Questões da Prova Aeronáutica - 2018 - CIAAR - Primeiro Tenente - Farmácia Hospitalar

Foram encontradas 3 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q908536 Farmácia

Em visita beira leito, o farmacêutico nas atribuições da farmácia clínica verifica que o paciente relata episódios de cãibras. Após análise da prescrição médica, o profissional acha uma justificativa plausível para a manifestação de sinais e sintomas no paciente: o mesmo está em uso de Anfotericina B por infusão intravenosa há 24 dias. O farmacêutico solicita o acompanhamento das dosagens bioquímicas.

Nesse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.


I . É necessário fazer dosagens de creatinina e eletrólitos (principalmente potássio e magnésio).


PORQUE


II . Estes exames podem apresentar resultados alterados quando a função renal diminui. Importante principalmente se estiver em terapia com outros medicamentos que possam lesionar os rins.


Acerca dessas duas asserções, é correto afirmar que

Alternativas
Q908521 Farmácia

Uma unidade técnica de medida de prescrição de fármacos é chamada de DDD (Defined Daily Dose – dose diária definida). Sabendo disso, considere a seguinte situação: um paciente, em tratamento anticonvulsivante, usou, por um período de 2 anos, 1 grama ao dia de carbamazepina – que contém DDD de 1 grama – isso o levou ao uso de 730 DDS.


Caso outro paciente venha usar 0,6 gramas ao dia no mesmo período, terá consumido quantas DDDs?

Alternativas
Q908529 Farmácia

As infecções de sítio cirúrgico (ISC) estão entre 14 – 16% das causas de infecções nos serviços de saúde no Brasil. A antibioticoprofilaxia cirúrgica tem por objetivo principal prevenir as ISC, para tanto, deve-se ter uma abordagem padronizada do uso racional, seguro e efetivo dos antimicrobianos.


Considerando o exposto, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo.


( ) A antibioticoprofilaxia pode ser caracterizada como profilaxia primária, secundária ou emergencial.

( ) A via de administração da antibioticoterapia é exclusivamente endovenosa, por atingir a concentração plasmática e tecidual de maneira mais rápida e homogênea.

( ) O risco relativo de redução de infecção do sítio cirúrgico a partir do uso de antibioticoprofilaxia é o mesmo, tanto em cirurgias limpas, quanto em cirurgias contaminadas.

( ) O farmacêutico tem como função primordial, na prática da antibioticoprofilaxia, avaliar se a antibioticoterapia foi suspensa em até 48 horas após o início da cirurgia, promovendo a utilização racional.


Marque a alternativa com a sequência correta.

Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: B