Questões da Prova Aeronáutica - 2018 - EEAR - Sargento da Aeronáutica - Aeronavegantes e Não-Aeronavegantes (Turma 2)

Foram encontradas 23 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q950758 Física

Uma espira circular com 6,28 cm de diâmetro é percorrida por uma corrente elétrica de intensidade igual a 31,4 mA e, nessas condições, produz um vetor campo magnético no centro dessa espira com uma intensidade no valor de ______ ×10–7 T.


Considere a permeabilidade magnética no vácuo, Imagem associada para resolução da questão e utilize π = 3,14 .

Alternativas
Q950757 Física

O valor da intensidade do vetor campo elétrico gerado pela carga Q1 em um ponto situado a uma distância “d” dessa carga é igual a E.


Mantendo as mesmas condições, a intensidade da carga geradora e o meio, coloca-se nesse mesmo ponto uma carga teste Q2 com o mesmo valor da carga Q1. Nessa condição, pode-se afirmar que a intensidade do vetor campo elétrico gerado por Q1 nesse ponto será _____.

Alternativas
Q950756 Física

Um raio de luz monocromático propagando-se no ar, meio definido com índice de refração igual a 1, incide, com ângulo de incidência igual a 60º, na superfície de um líquido. Ao refratar, esse raio de luz adquire uma velocidade, no líquido, de √2 Imagem associada para resolução da questão 108 m/s . Considerando a velocidade da luz no ar igual a 3 Imagem associada para resolução da questão 108 m/s, qual deve ser o seno do ângulo de refração formado entre o raio de luz refratado e a normal? 

Alternativas
Q950755 Física

Um plano cartesiano é usado para representar a trajetória do lançamento de um projétil. O eixo vertical representa a altura (y) e o eixo horizontal a posição (x) do projétil lançado com uma velocidade de módulo igual a “v” sob um ângulo θ em relação à horizontal, conforme o desenho. Durante todo o deslocamento, não há nenhuma forma de atrito. A trajetória resultante do lançamento é uma parábola.


Imagem associada para resolução da questão


Na altura máxima dessa trajetória, podemos afirmar que o projétil possui

Alternativas
Q950754 Física

A figura a seguir representa, de maneira simplificada, o tanque de óleo diesel do submarino USS Pampanito da Classe Balao utilizado pela marinha americana durante a Segunda Guerra Mundial. Nesse tanque, inicialmente há somente a presença de óleo diesel. A medida que o óleo diesel é consumido, a mesma quantidade de água do mar entra no tanque por meio do tubo (representado a esquerda na figura) para manter o volume do tanque sempre totalmente ocupado e, em seguida, o tubo é fechado até o óleo ser consumido novamente. Há também uma válvula que permite apenas a saída de um dos líquidos, que não deve ser a água do mar, em direção aos motores do submarino. Essa válvula abre e fecha continuamente. Durante a abertura, a válvula permite que o óleo diesel vá para o motor em funcionamento.


Considerando:


1 – os líquidos imiscíveis;

2 – a razão entre a densidade do óleo diesel em relação a densidade da água do mar igual a 0,9;

3 – a válvula ainda fechada; e

4 – a presença dos dois líquidos, em repouso, dentro do tanque.


Assinale a alternativa que indica a posição (A, B, C ou D) que a válvula deve ser colocada para evitar que a água do mar vá para o motor e que a maior parte possível do óleo diesel seja consumida.


Imagem associada para resolução da questão

Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: D
4: B
5: A