Questões da Prova EsFCEx - 2010 - EsFCEx - Oficial - Magistério Português

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Q246450 Português
"Porque cada conto traz um componente selado com sua origem: a da estória. E com o modo de se contar a estória: é uma forma breve. E com o modo pelo qual se constrói este seu jeito de ser, economizando meios narrativos, mediante contração de impulsos, condensação de recursos, tensão das fibras do narrar. (...) Além disso, são modos peculiares de uma época da história. (...) Como são também modos peculiares de uma face ou de uma fase da produção desse contista, num tempo determinado, num determinado país." (GOTLIB, Nadia. Teoria do conto. p. 82).

Na antologia que organizou, Italo Moriconi apresenta um painel sobre o conto brasileiro, utilizando critérios de delimitação temporal por décadas. Nesse sentido, sobre a contística brasileira, analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I. Ana Cristina César e Adelia Prado são poetisas que, nos anos 70, romperam barreiras e optaram também pela escrita de narrativas curtas.

II. Os contos publicados nos anos 60 apresentam uma exacerbação do viés erótico e da temática do corpo.

III. Os anos 90 mostram um esgotamento da contística, que se volta para uma revisitação das formas do passado.

IV. A década de 70 foi a década do conto, com intensa produção de autores que apresentavam domínio da técnica narrativa e agilidade na escrita.
Alternativas
Q246449 Português

                   CANTO IV

II

Dormindo estava Paraguaçu formosa,

Onde um claro ribeiro à sombra corre;

Lânguida está, como ela, a branca rosa,

E nas plantas com a calma o vigor morre;

Mas buscando a frescura deleitosa

De um grão maracujá, que ali discorre,

Recostava-se a bela sobre um posto

Que, encobrindo-lhe o mais, descobre o rosto.


III

Respira tão tranqüila, tão serena,

E em langor tão suave adormecida,

Como quem livre de temor, ou pena,

Repousa, dando pausa à doce vida.

Ali passar a ardente sesta ordena

O bravo Jararaca, a quem convida

A frescura do sítio e sombra amada,

E dentro d'água a imagem da latada.


IV

No diáfano reflexo da onda pura

Avistou dentro dágua buliçosa,

Tremulando, a belíssima figura.

Pasma, nem cre que imagem tão formosa

Seja cópia de humana criatura.

E, remirando a face prodigiosa,

Olha de um lado e doutro, e busca atento

Quem seja original deste portento.


V

Enquanto tudo explora com cuidado,

Vai dar cos olhos na gentil donzela;

Fica sem uso dalma arrebatado,

Que toda quanta tem se ocupa em vê-la:

Ambos fora de si, desacordado

Ele mais de observar coisa tão bela,

Ela absorta no sono em que pegara,

Ele encantado a contemplar-lhe a cara.


VI

Quisera bem falar, mas não acerta,

Por mais que dentro em si fazia estudo.

Ela de um seu suspiro olhou desperta;

Ele daquele olhar ficou mais mudo.

Levanta-se a donzela mal coberta,

Tomando a rama por modesto escudo;

Pôs-Ihe os olhos então, porém tão fera,

Como nunca beleza se pudera.


VII

Voa, não corre, pelo denso mato,

A buscar na cabana o seu retiro;

E, indo ele a suspirar, vê num ato,

Em meio ela fugir do seu suspiro.

Nem torna o triste a si por longo trato,

Até que, dando à mágua algum respiro,

Por saber donde habita, ou quem seja ela,

Seguiu voando os passos da donzela.


(DURÃO, Santa Rita. Caramuru. In: CANDIDO, Antonio. Na sala de aula. São Paulo: Editora Ática, 1988).

Neste conto Caramuru, que Antonio Candido denomina como "Sono de Paraguaçu", encontramos a polarização entre os momentos de guerra e os momentos de paz, transfigurada simbolicamente na cena indílica. Nesse contexto, analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I - O sono da índia se dá em um típico locus amoenus, o que é , ao mesmo tempo, espaço pitoresco americano e lugar idealizado nas literaturas de inspiração clássica.

II - Trata-se de uma situação plátonica, onde a perfeição da realidade é vista através de seu reflexo imperfeito.

III - O encontro dos amantes anuncia a guerra entre Caramuru, o invasor, e o bravo guerreiro , Jararaca, futuro esposo de Paraguaçu.
Alternativas
Q246448 Português

                   CANTO IV

II

Dormindo estava Paraguaçu formosa,

Onde um claro ribeiro à sombra corre;

Lânguida está, como ela, a branca rosa,

E nas plantas com a calma o vigor morre;

Mas buscando a frescura deleitosa

De um grão maracujá, que ali discorre,

Recostava-se a bela sobre um posto

Que, encobrindo-lhe o mais, descobre o rosto.


III

Respira tão tranqüila, tão serena,

E em langor tão suave adormecida,

Como quem livre de temor, ou pena,

Repousa, dando pausa à doce vida.

Ali passar a ardente sesta ordena

O bravo Jararaca, a quem convida

A frescura do sítio e sombra amada,

E dentro d'água a imagem da latada.


IV

No diáfano reflexo da onda pura

Avistou dentro dágua buliçosa,

Tremulando, a belíssima figura.

Pasma, nem cre que imagem tão formosa

Seja cópia de humana criatura.

E, remirando a face prodigiosa,

Olha de um lado e doutro, e busca atento

Quem seja original deste portento.


V

Enquanto tudo explora com cuidado,

Vai dar cos olhos na gentil donzela;

Fica sem uso dalma arrebatado,

Que toda quanta tem se ocupa em vê-la:

Ambos fora de si, desacordado

Ele mais de observar coisa tão bela,

Ela absorta no sono em que pegara,

Ele encantado a contemplar-lhe a cara.


VI

Quisera bem falar, mas não acerta,

Por mais que dentro em si fazia estudo.

Ela de um seu suspiro olhou desperta;

Ele daquele olhar ficou mais mudo.

Levanta-se a donzela mal coberta,

Tomando a rama por modesto escudo;

Pôs-Ihe os olhos então, porém tão fera,

Como nunca beleza se pudera.


VII

Voa, não corre, pelo denso mato,

A buscar na cabana o seu retiro;

E, indo ele a suspirar, vê num ato,

Em meio ela fugir do seu suspiro.

Nem torna o triste a si por longo trato,

Até que, dando à mágua algum respiro,

Por saber donde habita, ou quem seja ela,

Seguiu voando os passos da donzela.


(DURÃO, Santa Rita. Caramuru. In: CANDIDO, Antonio. Na sala de aula. São Paulo: Editora Ática, 1988).

A partir da análise de Antonio Candido, pode-se compreender o poema como um antagonismo pendular entre movimento e parada.

Neste caso movimento e parada significam, respectivamente.

Alternativas
Q246447 Português
Considerando as ideias de Roberto Reis, a respeito do processo de legitimação de obras literárias, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q246446 Literatura
Texto IV
                          A carta

Ali   andavam entre eles três ou quatro moças, muito  novas  e  muito gentis,  com
cabelos mui pretos e compridos pelas espáduas, e suas vergonhas, tão altas e tão
cerradinhas  e  tão  limpas     das    cabeleiras que, de as muito bem olharmos,  não
tínhamos nenhuma vergonha.

(CAMINHA, Pero Vaz de, In: CASTRO, Sílvio. A carta de Pero Vaz de Caminha: o descobrimento do Brasil. Porto Alegre: L & PM, 1996).

Texto V
                    As meninas da gare

Eram três ou quatro moças bem moças e bem gentis
Com cabelos mui pretos pelas espáduas
E suas vergonhas tão altas e tão saradinha
Que de nós as muito bem olharmos
Não tínhamos nenhuma vergonha.

(ANDRADE, Oswald de.In: MORICONI, Italo. Os cem melhores poemas do século).
Das leituras dos textos IV e V e com base nas proposições da fase heróica do modernismo brasileiro, analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I. Oswald de Andrade, através da paródia, critica a retórica da negatividade utilizada por Caminha para descrever os índios.

II. Oswald de Andrade, dialoga com Pero Vaz de Caminha, ao citar a Carta e evocar a descoberta do Brasil como mito da cordialidade.

III. Oswald de Andrade, opera no diapasão modernista, ao desconstruir o discurso etnocêntrico dos colonizadores.

IV. Oswald de Andrade, transforma as indias em meninas da gare, reescrevendo o trecho mais erótico da Carta.
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: E
4: A
5: B