Questões Militares Sobre literatura
Foram encontradas 256 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Q2280153
Literatura
A respeito de Tuninho, personagem de A falecida, é possível afirmar que:
Q2280152
Literatura
A respeito de Zulmira, protagonista de A falecida, é possível afirmar que:
I. seu apego ao racional e ao mundo real a faz tomar consciência de sua situação
precária e marginalidade social.
II. trai seu marido, Tuninho, porque ela achava que ele a considerava suja e fria.
III. seu escapismo é fruto de sua insatisfação com a própria precariedade em que vive.
IV. sua obsessão pela morte e por um enterro luxuoso é uma forma de negar sua realidade depauperada.
II. trai seu marido, Tuninho, porque ela achava que ele a considerava suja e fria.
III. seu escapismo é fruto de sua insatisfação com a própria precariedade em que vive.
IV. sua obsessão pela morte e por um enterro luxuoso é uma forma de negar sua realidade depauperada.
Q2280151
Literatura
A exemplo da peça A falecida, são elementos que atestam a modernidade do
teatro de Nelson Rodrigues:
Q2280150
Literatura
Na peça A falecida, Nelson Rodrigues mergulha na realidade social do Rio de
Janeiro da década de 1950. Sinal disso
Q2280149
Literatura
Tendo em vista o romance O avesso da pele, avalie as asserções de I a IV e,
em seguida, assinale a alternativa CORRETA.
I. Juliana e Martha, assim como Henrique, lidam com o racismo de modo consciente e
combativo, sem jamais deixar de perder a ternura.
II. A tomada de consciência em relação ao racismo é um processo que acontece de maneira semelhante para Henrique e Martha, às vezes com culpa, às vezes com júbilo.
III. Martha, apesar de sofrer as consequências do racismo e do machismo, não se sente uma vítima e, por isso, não assume uma postura combativa contra isso.
IV. No romance, um processo que afeta todas as personagens, mas de maneiras diferentes e nem sempre no mesmo grau, é a conscientização sobre o racismo.
II. A tomada de consciência em relação ao racismo é um processo que acontece de maneira semelhante para Henrique e Martha, às vezes com culpa, às vezes com júbilo.
III. Martha, apesar de sofrer as consequências do racismo e do machismo, não se sente uma vítima e, por isso, não assume uma postura combativa contra isso.
IV. No romance, um processo que afeta todas as personagens, mas de maneiras diferentes e nem sempre no mesmo grau, é a conscientização sobre o racismo.