Questões de Concurso Militar PM-MG 2017 para 2º Tenente - Fisioterapia Respiratória

Foram encontradas 5 questões

Q1786020 Fisioterapia
Em relação à técnica de Insuflação e Exsuflação Mecânicas, é CORRETO afirmar:
Alternativas
Q1786021 Fisioterapia
A assincronia ventilatória ocorre por fatores relacionados ao paciente e aos parâmetros ventilatórios previamente selecionados. Quando presente pode aumentar o trabalho respiratório, prolongar o tempo de ventilação mecânica e a permanência na unidade de terapia intensiva. Logo, deve ser identificada e corrigida durante a avaliação do paciente em ventilação mecânica. A respeito dos tipos de assincronia paciente–ventilador, enumere a 2ª coluna de acordo com a 1ª coluna e, em seguida, marque a alternativa que contem a sequência de resposta CORRETA na ordem de cima para baixo:
1. Ciclagem prematura: tempo inspiratório mecânico do ventilador é menor que o tempo neural do paciente. 2.Fluxo inspiratório insuficiente: a demanda ventilatória do paciente é superior ao fluxo liberado pelo ventilador mecânico. 3.Duplo disparo: ocorrem dois ciclos consecutivos disparados pelo mesmo esforço do paciente. 4.Ciclagem tardia: tempo inspiratório mecânico do ventilador é maior que o tempo neural do paciente.
( ) Pacientes com doenças obstrutivas podem apresentar esse tipo de assincronia quando ventilados no modo pressão de suporte, uma vez que há uma desaceleração lenta do fluxo inspiratório causada pela alta resistência e complacência do sistema respiratório. ( ) No modo volume controlado, é corrigida, diminuindo o fluxo inspiratório e/ou o volume corrente, respeitando-se os limites de segurança. ( ) É corrigida ajustando a velocidade com que a pressão limite é atingida nas vias aéreas (“rise time” – tempo de subida ou ascensão) no modo pressão de suporte ou no modo pressão controlada. ( ) Quando surge no modo pressão controlada, aumento do tempo inspiratório e/ou do valor da pressão controlada podem reparar essa assincronia.
Alternativas
Q1786022 Fisioterapia
Em relação ao desmame da ventilação mecânica (VM) e ao Teste de Respiração Espontânea (TRE), é CORRETO afirmar:
Alternativas
Q1786026 Fisioterapia
A lesão pulmonar induzida pelo ventilador (VILI) é o resultado complexo de uma série de forças mecânicas agindo sobre as estruturas pulmonares durante a ventilação mecânica. A respeito da VILI, correlacione a 1ª coluna com a 2ª e, em seguida, marque a alternativa que contém a sequência de resposta CORRETA, na ordem de cima para baixo:
1. Barotrauma 2. Volutrauma 3. Atelectrauma 4. Biotrauma
( ) Lesão causada pela distensão excessiva alveolar, que é determinada pela pressão transpulmonar (diferença entre a pressão alveolar e a pressão pleural). ( ) Para evitar este tipo de lesão, inicialmente recomenda-se o alarme de pressão máxima nas vias aéreas em 40 cm H2O e pressões de platô menores que 30 cmH2O, ajustando-se conforme quadro clínico, assim que possível. ( ) Lesão ocorrida por abertura e fechamento cíclicos de unidades alveolares distais, devido à ventilação com baixos volumes correntes, determinando volume pulmonar insuficiente ao final da expiração ou devido a pressões positivas expiratórias finais (PEEP) insuficientes para manter o recrutamento alveolar, causando estresse de cisalhamento local aumentado. ( ) Para evitar este tipo de lesão recomenda-se usar volume corrente de 6 ml/kg/peso predito inicialmente e reavaliar de acordo com evolução do quadro clínico do paciente. ( ) A ventilação mecânica, por meio da mecanotransdução, libera mediadores inflamatórios, que causam inflamação tecidual, prejuízo à liberação de oxigênio e remodelamento tecidual.
Alternativas
Q1786028 Fisioterapia
Em relação aos modos ventilatórios convencionais da ventilação mecânica, marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: A
4: A
5: D