Questões de Concurso Militar Quadro Técnico 2017 para Primeiro Tenente - Psicologia

Foram encontradas 3 questões

Q830931 Psicologia
Baeta (2006) aborda a contribuição de Erik Erikson sobre os oito estágios do homem, que nos permitem ir além da infância e adolescência, refletindo sobre uma preocupação psicossocial e sobre o entendimento dos processos de desenvolvimento. Qual estágio da abordagem de E. Erikson que, incluindo aspectos psicossociais paralelos, seria equivalente ao que Freud denomina Período de Latência, no qual as energias sexuais da criança ficariam mais reprimidas e ela mais livre para se concentrar e aprender?
Alternativas
Q830936 Psicologia
De acordo com Freud, em seu texto "Neurose e Psicose" (1924 [1923]), assinale a opção correta com relação aos conceitos de neurose e psicose.
Alternativas
Q830942 Psicologia

No texto “Luto e melancolia” (1917 [1915]), Freud apresenta formulações a respeito dos processos de luto e melancolia. Coloque V (Verdadeiro) ou F (Falso) nas afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a opção que apresenta a sequência correta.

( ) Os traços mentais distintivos do luto são um desânimo profundamente penoso, cessação de interesse pelo mundo externo, a perda da capacidade de amar, a inibição de toda e qualquer atividade, e uma diminuição dos sentimentos de autoestima, a ponto de encontrar expressão em autorecriminação e autoenvilecimento.

( ) Embora o luto envolva graves afastamentos daquilo que constitui a atitude normal para com a vida, jamais pode ser considerado como uma condição patológica e ser submetido a tratamento médico.

( ) Na melancolia, é o mundo que se torna pobre e vazio; no luto, é o próprio ego. O paciente representa seu ego desprovido de valor, incapaz de qualquer realização e moralmente desprezível.

( ) Os pacientes melancólicos estão longe de demonstrar perante aqueles que o cercam uma atitude de humildade e submissão, única que caberia a pessoas tão desprezíveis. Pelo contrário, tornam-se as pessoas mais maçantes, dando sempre a impressão de que se sentem desconsideradas e de que foram tratadas com grande injustiça.

( ) Na melancolia, a relação com o objeto não é simples; ela é complicada pelo conflito devido a uma ambivalência. Esta ou é constitucional, isto é, um elemento de toda relação amorosa formada por esse ego particular, ou provém precisamente daquelas experiências que envolveram a ameaça da perda do objeto.

Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: D