Questões de Concurso Militar PM-AM 2022 para Aluno Soldado da Polícia Militar

Foram encontradas 5 questões

Q1872309 Geografia
“A floresta amazônica contém uma grande parte da biodiversidade do mundo, pois mais de 12% de todas as plantas com flores são encontradas na Amazônia. Sendo assim, ameaças à existência da floresta amazônica indicam sérias ameaças à biodiversidade.”
(NOBRE, Carlos A., SAMPAIO, Gilvan. SALAZAR, Luís. Mudanças climáticas e Amazônia.)

Assinale a opção que indica os principais fatores que atuam na perda da biodiversidade da floresta amazônica.
Alternativas
Q1872312 Geografia
A Amazônia é ocupada em grande parte por povos indígenas, caboclos seringueiros e ribeirinhos, ocupantes tradicionais da floresta. A respeito das condições de vida desses povos, analise as afirmativas a seguir.

I. Eles sobrevivem, por razões étnicas, culturais e econômicas, mediante a prática do extrativismo e da agricultura de corte e queima, com baixo impacto ecológico sobre a floresta.
II. Eles adotam, graças aos estímulos do mercado, práticas extrativistas que levam ao extermínio de inúmeras espécies, com consequências negativas para a biodiversidade.
III. Eles estabelecem, graças à emergência de uma nova visão ecológica, uma relação com a natureza em que a biodiversidade é um trunfo para o futuro.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q1872314 Geografia
“Os planos para aproveitar o potencial hidráulico dos rios amazônicos preveem a construção de dezenas de grandes barragens e mais de uma centena de pequenas barragens. A tomada de decisões no Brasil é fundamental para estas tendências, devido ao grande número de barragens planejadas na Amazônia brasileira.”
(FEARNSIDE, Philip M. Hidrelétricas na Amazônia: impactos ambientais e sociais. Instituto de Pesquisas da Amazônia. Manaus. 2015.)

A respeito dos impactos da construção de barragens nos rios amazônicos, assinale a afirmativa incorreta.
Alternativas
Q1872315 Geografia
Sobre diferentes momentos da produção do espaço amazônico, analise as afirmativas a seguir.

I. Nos séculos XVII/XVIII buscava-se, na floresta tropical, a partir dos rios, as chamadas drogas do sertão, utilizáveis na alimentação, na construção naval e na farmacopeia da Europa Ocidental.
II. Entre as últimas décadas do século XIX e as duas primeiras do século XX, para atender à demanda das indústrias europeias e norte-americanas, ocorreu o chamado ciclo da borracha.
III. Na segunda metade do século XX, o mundo amazônico passou por um novo devassamento, impulsionado pela expansão capitalista, no sentido de penetração territorial e de propriedade das terras.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q1872321 Geografia
“Às vésperas da independência, a atual Amazônia brasileira ainda constituía uma unidade político-administrativa da Coroa portuguesa, e pouco tinha a ver com o Brasil. Era uma outra colônia, com o nome de Estado do Grão-Pará e Rio Negro. Essa colônia do norte da América portuguesa era composta por duas capitanias: a do Pará e a do Rio Negro, principal e subalterna, respectivamente.”
(Adaptado de SANTOS, Francisco Jorge dos. História Geral da Amazônia. Editora MemVavMem, 2007, p. 132)

A respeito da inclusão da Amazônia portuguesa ao Império brasileiro no contexto do processo de independência, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: E
4: E
5: B