Questões de Concurso Militar PM-MA 2017 para 1º Tenente - Médico

Foram encontradas 7 questões

Q858347 Medicina

     Uma paciente de setenta e sete anos de idade, diabética havia quinze anos, compareceu ao atendimento médico relatando episódios de dor retroesternal em queimação de moderada intensidade havia um mês e que geralmente surgia quando ela subia escadas ou andava aceleradamente, mas que desaparecia espontaneamente, em menos de cinco minutos, após o término do esforço. A paciente informou que, na última semana antes do atendimento médico, havia observado que tais episódios ocorriam a esforços menores que os habituais, como tomar banho. Um dia antes do atendimento ela teve um episódio de dor semelhante, porém de maior intensidade, que a despertou do sono e que desapareceu em torno de vinte minutos. No momento da consulta, a paciente estava assintomática. Ao exame físico, apresentava saturação de oxigênio (em ar ambiente) de 95%, pressão arterial de 134 mmHg × 74 mmHg (média de três medidas), frequência cardíaca de 92 bpm e ritmo cardíaco regular em dois tempos sem sopros. O restante do exame físico foi normal. Os resultados dos exames laboratoriais foram os seguintes: triglicerídeos de 155 mg/dL, colesterol total de 204 mg/dL; HDL colesterol de 39 mg/dL, LDL colesterol de 134 mg/dL, glicemia 118 mg/dL. A dosagem de CK-MB massa e troponina da admissão no pronto-socorro foram normais. O exame de eletrocardiograma (com calibração padrão) evidenciou o resultado mostrado na figura a seguir.


No que se refere a esse caso clínico, julgue o item a seguir.

Recomenda-se realizar cintilografia miocárdica de perfusão associada ao teste ergométrico nas primeiras vinte e quatro horas após a consulta da paciente para avaliação prognóstica.

Alternativas
Q858349 Medicina
     Um paciente afrodescendente de sessenta e seis anos de idade, hipertenso sem comorbidades e que usava regularmente atenolol 50 mg e enalapril 20 mg, ambos uma vez ao dia, retornou à consulta com os exames solicitados. No dia da consulta, sua pressão arterial era de 162 mmHg × 82 mmHg, semelhantemente às últimas avaliações. A monitorização ambulatorial da pressão arterial de vinte e quatro horas (MAPA) revelou média da pressão arterial de 150 mmHg × 74 mmHg no período total, 160 mmHg × 78 mmHg no período da vigília e 148 mmHg × 68 mmHg no período do sono. Os demais exames de rotina solicitados foram todos normais.

Com relação ao caso clínico precedente, julgue o item subsequente.

Dadas as características apresentadas e a sinergia entre os fármacos, o paciente se beneficiará da substituição do atenolol pelo besilato de anlodipino mais do que do aumento da dose do atenolol, quanto à redução da pressão arterial.

Alternativas
Q858371 Medicina
     Uma jovem de vinte e três anos de idade foi levada para o atendimento médico com quadro de dispneia intensa, tosse produtiva com expectoração rósea e espumosa. O exame físico revelou: pressão arterial de 110 mmHg × 70 mmHg; frequência cardíaca de 110 bpm; presença de estertores em ambos os campos pulmonares (das bases aos ápices) associados a sibilos e roncos esparsos; ictus cordis in situ; ritmo cardíaco regular taquicárdico em 2 tempos; hiperfonese da primeira bulha em foco mitral; estalido de abertura da mitral; ruflar diastólico e reforço pré-sistólico melhor audíveis na região do ictus cordis; abdome livre, sem visceromegalias; e extremidades sem edema, cianóticas (+2/+4).

No que se refere a esse caso clínico, julgue o item seguinte.

Nessa paciente, a etiologia básica da emergência em curso é a presença de infarto agudo do miocárdio.

Alternativas
Q858373 Medicina
     Um paciente de quarenta e oito anos de idade foi levado ao serviço de pronto atendimento em situação de parada cardiorrespiratória (PCR).

A respeito dessa emergência médica, julgue o item a seguir, considerando as recomendações da Sociedade Brasileira de Cardiologia (2013) e da Associação Americana do Coração (2015) para o suporte básico de vida.

Nessa condição clínica, recomenda-se a manutenção de quinze compressões torácicas para cada duas ventilações (15:2).

Alternativas
Q858374 Medicina
     Um paciente de quarenta e oito anos de idade foi levado ao serviço de pronto atendimento em situação de parada cardiorrespiratória (PCR).

A respeito dessa emergência médica, julgue o item a seguir, considerando as recomendações da Sociedade Brasileira de Cardiologia (2013) e da Associação Americana do Coração (2015) para o suporte básico de vida.

A profundidade recomendada para cada compressão torácica é de, no mínimo, 5 cm.

Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: E
4: E
5: C