Questões da Prova COPEVE-UFAL - 2013 - UNEAL - Vestibular - Literatura Brasileira

Foram encontradas 16 questões

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Ano: 2013 Banca: COPEVE-UFAL Órgão: UNEAL Prova: COPEVE-UFAL - 2013 - UNEAL - Vestibular - Literatura Brasileira |
Q291372 Literatura
Pelas características descritas no texto abaixo de Abdala Junior, o poema "A Carolina", abaixo transcrito, deve ser atribuído a que poeta e a que movimento literário?

A Carolina

Querida, ao pé do leito derradeiro

Em que descansas dessa longa vida,

Aqui venho e virei, pobre querida,

Trazer-te o coração do companheiro.

Pulsa-lhe aquele afeto verdadeiro

Que, a despeito de toda a humana lida,

Fez a nossa existência apetecida

E num recanto pôs um mundo inteiro.

Trago-te flores, - restos arrancados

Da terra que nos viu passar unidos

E ora mortos nos deixa e separados.

Que eu, se tenho nos olhos malferidos

Pensamentos de vida formulados,

São pensamentos idos e vividos.


(Dedicatória de Relíquias da casa velha).



“Quem inicia o estudo da poética brasileira das últimas décadas do século XIX vê-se diante da pretensa ‘impassibilidade’ do Parnasianismo. Para o registro da realidade, o poeta não poderia ser subjetivo, evidenciando seus sentimentos. Ele deveria limitar- se a descrever situações "neutramente", sem se envolver com elas. Essa pretensa "impassibilidade", entretanto, não existiu. Nem seria possível, pois o poeta só pode construir o poema selecionando situações, palavras imagens, a partir de sua própria perspectiva. A subjetividade é inerente às ações humanas. [...] As transformações técnicas e os movimentos sociais do século XIX não poderiam conformar-se ao exaurido sentimentalismo ultrarromântico. Castro Alves e outros românticos deram os primeiros passos na direção da objetividade, trajetória a ser continuada pelos poetas [...] que defendiam uma poesia ‘científica’, que associasse o lirismo do poeta ao realismo da representação objetiva”. (Benjamim Abdla Junior – Luz realista, forma parnasiana, estética decadentista adaptação).
Alternativas
Ano: 2013 Banca: COPEVE-UFAL Órgão: UNEAL Prova: COPEVE-UFAL - 2013 - UNEAL - Vestibular - Literatura Brasileira |
Q291371 Português
[...] Na poesia o ano de 1930 é impressionante, Nele aparecem: Remate de males, o livro em que Mário de Andrade reúne os versos escritos depois de 1924, superando a fase anterior pela pesquisa lírica em profundidade; Libertinagem, reunindo a produção de Manuel Bandeira, posterior, também a 1924, e representando a fase máxima de sua experimentação; Alguma poesia, com que Carlos Drummond de Andrade estreia em volume, e que enfeixa os versos compostos desde 1925; Poemas, o primeiro livro de Murilo Mendes, com poesias do mesmo período, denotando um modernismo que vai desde a piada de Oswald de Andrade até a um aproveitamento original do surrealismo.

Esta admirável safra lírica marca um divisor de águas, para cada um dos seus autores e para a poesia brasileira [...]” (Antonio Candido e Aderaldo Castelo – Presença da literatura brasileira). Dados os itens abaixo,

I. [...] Um homem vai devagar./ Um cachorro vai devagar./ Um burro vai devagar./ Devagar... janelas olham./ Eta vida besta, meu Deus.

II. stop a vida parou ou foi o automóvel?

III. Quando nasci, um anjo torto/ desses que vivem na sombra/ disse: Vai, Carlos! Ser gauche na vida.

IV. Alguns anos vivi em Itabira. / Principalmente, nasci em Itabira. / Por isso sou triste, orgulhoso: de ferro. / Noventa por cento de ferro nas calçadas. / Oitenta por cento de ferro nas almas. / E esse alheamento do que na vida é porosidade e comunicação.

V. De tudo, ao meu amor serei atento/ Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto/ Que mesmo em face do maior encanto/ De se encante mais meu pensamento.

Qual(is) contém(êm) apenas trechos de poemas com as características peculiares a Carlos Drummond de Andrade (valorização do cotidiano, do simples, da monotonia da vida; versos livres, sem rima; desajustamento do indivíduo, versos intimistas e visão crítica do homem e sua inquietação diante da vida)?
Alternativas
Ano: 2013 Banca: COPEVE-UFAL Órgão: UNEAL Prova: COPEVE-UFAL - 2013 - UNEAL - Vestibular - Literatura Brasileira |
Q291370 Literatura
“Podemos até, antecipando-nos à leitura do soneto, anunciar o princípio de construção de que se serviu "o autor" no texto que vamos estudar: a extensão sintagmática das frases do poema, o léxico escolhido, o tom e sonoridades têm a medida – exata! – da profundidade da emoção experimentada pelo eu-lírico, numa estreita e regular correspondência (perdoem-nos mais uma vez o uso da palavra suspeita). Esse é, não percamos de vista, o fundamento que subjaz à organização do poema” (Roberto Sarmento Lima – O círculo e a palavra constantes do poema lírico).


Soneto IV de Via-Láctea

Como a floresta secular, sombria,

Virgem do passo humano e do machado,

Onde apenas, horrendo, ecoa o brado

Do tigre, cuja agreste ramaria.

Não atravessa nunca a luz do dia,

Assim também, da luz do amor privado,

Tinhas o coração ermo e fechado,

Como a floresta secular, sombria...

Hoje, entre os ramos, a canção sonora

Soltam festivamente os passarinhos.

Tinge o cimo das árvores a aurora...

Palpitam flores, estremecem ninhos...

E o sol do amor, que não entrava outrora,

Entra dourando a areia dos caminhos.



Pelas características apresentadas no texto e pelas encontradas no poema acima (rimas raras, preferência pelo rigor formal do soneto, medição das ideias, dentre outras), podemos afirmar que Roberto Sarmento Lima refere-se ao poeta ____________, ligado ao movimento denominado _______________, respectivamente.
Alternativas
Ano: 2013 Banca: COPEVE-UFAL Órgão: UNEAL Prova: COPEVE-UFAL - 2013 - UNEAL - Vestibular - Literatura Brasileira |
Q291369 Português
Sobre o poema “Remissão”, transcrito abaixo, publicado no livro Fazendeiro do ar, do poeta modernista Carlos Drummond de Andrade,

Remissão

Tua memória, pasto de poesia,

tua poesia, pasto dos vulgares,

vão se engastando numa coisa fria

a que tu chamas: vida e seus pesares.

Mas pesares de quê? perguntaria,

se esse travo de angústia nos cantares,

se o que dorme na base da elegia

vai correndo e secando pelos ares,

e nada resta, mesmo, do que escreves

e te forçou ao exílio das palavras,

senão contentamento de escrever,

enquanto o tempo, em suas formas breves

ou longas, que sutil interpretavas,

se evapora no fundo de teu ser?


ANDRADE, Carlos Drummond de. Poesia completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar,

2002.



é correto dizer:
Alternativas
Ano: 2013 Banca: COPEVE-UFAL Órgão: UNEAL Prova: COPEVE-UFAL - 2013 - UNEAL - Vestibular - Literatura Brasileira |
Q291368 Português
Um dos pontos marcantes na obra – dessa autora – é o diálogo entre a realização do amor e o processo de criação artística. Seja na poesia ou na prosa, a autora tece uma linguagem metalinguística para exprimir seu duelo com a escrita literária, utilizando para isso um jogo entre palavras e sentimentos. Essa luta pela realização é vista tanto do ponto de vista da relação amorosa como do fazer poético. O texto permite essas duas leituras, como se pode observar em "Maria Flor". (Simone Cavalcante – Literatura em Alagoas – adaptação).

O texto acima se refere à autora alagoana de Marechal Deodoro, que, dentre tantas obras, escreveu também: Eu, em versos e prosa; Recados; Dos destroços, o regate; Farpa, Fantasia e avesso e Grande baú – a infância.
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: C
4: C
5: D