Questões da Prova CPCON - 2009 - UEPB - Vestibular - Geografia

Foram encontradas 40 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Ano: 2009 Banca: CPCON Órgão: UEPB Prova: CPCON - 2009 - UEPB - Vestibular - Geografia |
Q229303 Geografia
                Imagem 020.jpg

A partir do relato do autor podemos identificar que
Alternativas
Ano: 2009 Banca: CPCON Órgão: UEPB Prova: CPCON - 2009 - UEPB - Vestibular - Geografia |
Q229302 Geografia
A figura mostra uma das mais belas e divulgadas paisagens do Estado da Paraíba, o Cabo Branco, de grande importância geográfica por estar no ponto extremo oriental do Brasil. Sobre este lugar, assinale com V ou com F, conforme as proposições sejam respectivamente Verdadeiras ou Falsas.

                         Imagem 019.jpg

( ) O Cabo Branco é uma falésia viva que ainda sofre o solapamento da base, pela abrasão marinha, que causa desmoronamentos sucessivos.

( ) A Barreira do Cabo Branco é parte do baixo planalto sedimentar, que no Nordeste recebe a designação de Tabuleiro. No local, a Planície Costeira corresponde a estreita faixa de terra no sopé da barreira, que fica submersa durante a maré alta.

( ) Os resquícios da vegetação de mangue que anteriormente cobria toda essa faixa de terra ainda podem ser encontrados no Cabo Branco, apesar da ocupação humana que ocorre no local.

( ) O Cabo Branco é uma faixa de areia que se depositou paralelamente ao litoral, graças ao dinamismo destrutivo e construtivo do mar, é portanto a mais extensa restinga do litoral paraibano.

A sequência correta das assertivas é:
Alternativas
Ano: 2009 Banca: CPCON Órgão: UEPB Prova: CPCON - 2009 - UEPB - Vestibular - Geografia |
Q229301 Geografia
Identifique na coluna 2 os respectivos tipos de indústrias que são descritos na Coluna 1, através das etapas do processo de industrialização do Brasil.

Coluna 1

(1) No período da Primeira Guerra Mundial houve o impulso das indústrias alimentícias e foram instalados no país alguns frigoríficos para produção de carnes em conserva, pertencentes a empresas britânicas ou norteamericanas, com a finalidade de abastecer o mercado interno, mas também para exportação.

(2) Durante o Estado Novo o presidente Getúlio Vargas conseguiu fechar um estratégico acordo com o governo norteamericano, que previa a construção da Companhia Siderúrgica Nacional, transformada num marco do processo industrial brasileiro.

(3) No início da Segunda Guerra Mundial, o Brasil ainda não possuía uma indústria de base para suprir seu mercado interno, mas a dificuldade de importação estimulou a produção metalúrgica e de peças de reposição da frota brasileira de veículos.

(4) Durante o Plano de Metas, que tinha o objetivo de saltar etapas, o Presidente Juscelino Kubitschek precisou investir pesadamente na infraestrutura e na produção de energia para atrair empresas e capitais estrangeiros que se direcionaram, principalmente, para os setores de máquinas , de ferramentas e automobilístico.

Coluna 2

( ) O período destaca-se pelo vertiginoso crescimento da indústria de bens de equipamento que era necessária para impulsionar a indústria de bens de consumo duráveis, que também se encontrava em expansão no Brasil.

( ) Essa indústria de bens de equipamento que até então não passava de uma “indústria de porão” e de pouca importância econômica, a partir desse momento transformou-se em uma atividade industrial de fato, com produção em escala e com tecnologia e capital nacionais.

( ) Tratava-se de uma importante indústria de bem intermediário com os objetivos de produzir insumos básicos para as indústrias dos países aliados e de impulsionar o desenvolvimento industrial do Brasil.

( ) O destaque do crescimento industrial desse período foi para as indústrias de bens de consumo não-duráveis, que tinha o objetivo de atender às necessidades básicas da população através da substituição de importações.

A sequência correta das assertivas é
Alternativas
Ano: 2009 Banca: CPCON Órgão: UEPB Prova: CPCON - 2009 - UEPB - Vestibular - Geografia |
Q229300 Geografia
No Nordeste brasileiro existem algumas áreas de exceções climáticas, localizadas nas encostas a barlavento das chapadas e serras que se diferenciam do entorno e são denominadas de BREJO. Regionalmente o termo é utilizado para designar
Alternativas
Ano: 2009 Banca: CPCON Órgão: UEPB Prova: CPCON - 2009 - UEPB - Vestibular - Geografia |
Q229299 Geografia
“Atualmente, não se pode refletir sobre o desenvolvimento sem se levar em conta o processo de globalização que altera a linha de crescimento da economia mundial. [...] No caso do Nordeste, a região fica duplamente penalizada; de um lado uma competitividade a nível internacional, [...] do outro, há uma competitividade a nível nacional, [...] Daí a deterioração do preço de seus produtos tradicionais como o açúcar, o algodão, o cacau, o sal, a cera de carnaúba etc. e a necessidade de reescalonar a sua produção de novos artigos, como a soja, os frutos tropicais, o petróleo e a oferta turística, entre outros.”

Imagem 018.jpg

Diante da observação feita pelo autor quanto às alternativas de inserção regional diante de um mercado globalizado, podemos citar apenas algumas áreas que conseguem se sobressair por apresentar determinadas potencialidades para isso, que são

I - o sertão da Paraíba, que retomou sua posição de grande exportador de algodão com a produção em larga escala de algodão colorido, hoje de muita aceitação no mercado mundial por não receber tratamento químico em nenhuma etapa do processo produtivo;

II - as áreas de Cerrado do oeste baiano, e do sul dos estados do Maranhão e do Piauí, que se tornaram grandes produtores de soja;

III - os perímetros irrigados do vale do São Francisco, com destaque para Petrolina-PE, e do vale do Açu no Rio Grande do Norte, que produzem furtas para exportação;

IV - o litoral nordestino, que explora um turismo de mar e sol ao qual também está associado o problema da exploração sexual.

Estão corretas apenas as alternativas
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: A
4: A
5: A