Questões da Prova UFAC - 2009 - UFAC - Vestibular - Prova 2

Foram encontradas 10 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q1353354 Física
As células são as unidades básicas da vida. O entendimento do funcionamento delas é muito importante dos pontos de vista físico e químico, a fim de saber como funcionam os seres vivos e como eles reagem frente a diversos estímulos externos. Um dos avanços do ponto de vista físico foi à descoberta da existência de excesso de íons positivos, na parede externa, e excesso de íons negativos na parede interna da membrana celular. Essa descoberta indica que a membrana celular, se comporta, efetivamente, como um capacitor elétrico, que podemos chamar “capacitor celular”. Sabe-se, também, que a diferença de potencial elétrico entre as paredes da membrana de uma célula nervosa varia entre 55 mV e 100 mV, para animais de sangue quente. Suponha que o capacitor celular pode ser aproximado por um capacitor de placas paralelas e que a espessura da membrana celular é de 7 nm (1 nm = 10-9m). Escolha o item correto:
Alternativas
Q1353348 Conhecimentos Gerais
Após a eleição de Jorge Viana (Frente Popular do Acre - FPA), para o Governo do Acre, em 1998, dois vocábulos passaram a fazer parte do dia-a-dia dos acreanos, são eles: florestania e sustentabilidade. Sobre o termo florestania podemos afirmar:
Alternativas
Q1353347 História
Recentemente o jornal Folha de São Paulo classificou a ditadura civil-militar brasileira (1964–1985), de “ditabranda”, alegando que em outros países do cone sul os militares tinham sido mais severos. Essa versão também é defendida por muitos oficiais da reserva que, inclusive, se opõem às indenizações pagas aos civis atingidos por suas ações, numa tentativa clara de esconder as 50.000 prisões, os 10.000 exilados e as centenas de mortos e desaparecidos. É certo que nem todos os brasileiros foram atingidos com a mesma intensidade pelos órgãos da repressão, mas algumas categorias sofreram, de forma avassaladora, seus efeitos, dentre os mais atingidos destacam-se:
Alternativas
Q1353346 História e Geografia de Estados e Municípios
A década de 70 do século passado marca uma virada significativa na configuração sócioeconômica e política da história do Acre. A tentativa de transformar a economia extrativista, com base na produção de borracha e na coleta de castanha, em uma economia de base pecuária, colocou em conflito os antigos moradores dos seringais contra os novos donos das terras, em sua maioria fazendeiros e grileiros vindos de outros estados, que aqui eram denominados como “paulistas”. Nesse conflito, os seringueiros desenvolveram uma forma de resistência denominada “empate”. Sobre os “empates” podemos afirmar:
Alternativas
Q1353344 História
Embora o conceito de raça tenha sido desautorizado pela ciência atual, a prática do racismo permanece ativa. Para Hernandez (2005. 131-2): “Essa situação a partir da modernidade tem raízes histórico-estruturais no tráfico atlântico de escravos, elemento fundamental do sistema colonial do século XVI, e foi reforçado pelo imperialismo colonial de fins do século XIX na África. Mas, enquanto este tem sido por vezes qualificado como contingente, o racismo integra um corpo ideológico que antecede e transcende o imperialismo colonial”.
O texto acima nos permite afirmar que:
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: C
4: D
5: E